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Minha experiência no RD Summit 2015 – Parte 2

RD Summit 2015

Continuando meu relato de experiência no RD Summit, da Resultados Digitais, vou apresentar os temas que anotei como sendo os mais interessantes do segundo dia do Evento. Se você não acompanhou meu post falando do primeiro dia, recomendo que leia ele antes de continuar a leitura deste.

Tirei o dia para buscar informações mais técnicas com foco em alguns trabalhos que já é feito na agência e oferecido aos nossos clientes. Assuntos como marketing de conteúdo, facebook ads, monitoramento, maximização de conteúdos publicados e ferramentas de mensurarão foram as tracks que eu anotei para acompanhar durante o dia.

Então, vamos aos relatos:

Dia 2 do RD Summit

Prêmio Agência de Resultados

Este não foi bem uma track, mas serviu para coletar alguns insights nos depoimentos de agências de marketing digital e acompanhar de uma forma mais superficial como é o trabalho de inbound marketing que elas estão oferecendo aos clientes e identificar algumas tendências e formas de melhorar nosso atendimento na oferta destes produtos.

Camila Porto e os Facebook Ads

Montando uma estratégia de Facebook Marketing em 30 minutos

Como o Facebook Marketing é um dos produtos que oferecemos na agência, este tema da Camila Porto foi interessante para relembrar alguns pontos que são importantes na hora de montarmos uma campanha de anúncios no Facebook.

Ela iniciou a apresentação falando que, hoje, “a internet já é vista como a principal necessidade das pessoas”. De primeiro momento achei uma expressão forte, mas se levarmos em conta tudo o que fazemos na internet, não é difícil concordar com a colocação. Toda busca por informação, produto ou serviço, começa pela internet. É fato, nossa vida não seria mais a mesma sem ela.

Outro dado que ela apresentou foi que 50% da população Brasileira ainda não tem acesso a internet. É um número bem expressivo, mas se for bem avaliado, estamos falando de uma outra fatia onde cerca de 70 milhões de pessoas acessam. E são estas pessoas que estão ligadas na web procurando por informação. São estas pessoas que são os potenciais clientes quando trabalhamos com Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. Mas o grande segredo está em descobrir como chegar até as pessoas certas. É nesta hora que entra o inbound marketing. Se soubermos detectar em que momento do funil de relacionamento a pessoa se encontra e montarmos a estratégia certa para despertar a atenção, o interesse, o desejo e a ação, o caminho pra conversão e venda acontece naturalmente. Saber gerar conteúdo rico aproxima mais as pessoas de nosso produto.

Como dar os próximos passos após implementar o inbound marketing

O André Siqueira, da Resultados Digitais, apresentou este tema no auditório de Técnicas Avançadas para Marketing. Foram muitas dicas apresentadas e eu separei 3 bem interessantes que devem ser levadas em consideração na hora de dar o próximo passo. São elas:

  • Baixo investimento não traz resultados: Quando você parte para um trabalho de inbound marketing, você precisa saber que o resultado que será alcançado lá na base do funil de vendas é a venda. Então, acredite em investimentos mais realistas e leve em conta o tempo que este tipo de marketing leva para começar a dar resultados. A nutrição dos leads ajuda a gerar autoridade e credibilidade para quem está chegando no seu funil. Investir em materiais de qualidade, com conteúdos ricos é fundamental para guiar o lead de forma natural dentro do seu funil.
  • O vendas paga quando o marketing não entrega: Que o vendas e o marketing precisam andar juntos, é uma verdade. Mas o marketing precisa tomar a frente para entregar conteúdos inteligentes que atraiam o interesse das pessoas para que a base de leads comece a crescer e o departamento de vendas possa começar a trabalhar de forma mais precisa na qualificação e conquista de clientes. Então, o marketing precisa criar e seguir o planejamento estratégico, entregando os materiais dentro da ordem e cronograma corretos para ajudar a aquecer o relacionamento com o futuro cliente. O marketing é o responsável por trazer novos leads e entregá-los de forma organizada para que o departamento comercial faça sua parte.
  • Só volume não resolve: Não adianta enchermos a caixa de email do cliente com assuntos que não são do interesse dele. Quando iniciamos uma campanha de inbound, temos que saber que cada material distribuído irá gerar diferentes tipos de leads e eles precisam ser nutridos e educados de acordo com a segmentação definida para cada estratégia. Precisamos saber medir cada passo que o lead deu em nosso site ou na landing page que ele foi levado e mensurarmos o que ele irá receber nos próximos passos.

Mais tráfego no site – Dicas Avançadas

A apresentação que eu mais estava aguardando no dia foi esta. Fábio Ricotta, da Agência Mestre, trouxe 6 táticas para subir a audiência no blog. A palavra forte da apresentação foi reotimização.

  • Melhorar conteúdo dos posts mais visitados: esta prática eu achei muito interessante para melhorar o desempenho do blog. É muito simples! Basta identificarmos quais são os top 10 posts do blog e retrabalhar eles. Melhorar o conteúdo, otimizar o título, inserir mais links dentro do artigo, otimizar as imagens para busca e republicar ele. Como o post já foi um sucesso no passado, certamente vai ser um sucesso novamente e gerar mais tráfego para o blog. Genial!
  • Promoção no Facebook Ads: O Ricotta também passou um feedback sobre algumas otimizações para melhorar o impacto das campanhas de facebook ads. São coisas que já praticamos por aqui, mas sempre temos um plus pra aprender. Neste caso foram os insigths para algumas melhorias nas questões de remarketing que temos feito, porém, com anúncios baseados no interesse da audiência.

Bom, este foi o resumo do meu segundo dia de RD Summit 2015. O que posso tirar de conclusão é que o evento é essencial para o mercado digital e que certamente estarei presente em 2016. 

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