Home > Marketing > 7 erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas no Brasil

7 erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas no Brasil

Erros de marketing mais comuns

Foi-se o tempo onde fazer marketing não exigia tanto esforço estratégico para colocar uma campanha no ar. A falta de comprometimento com os resultados fez com que o marketing fosse visto como o “papa-dinheiro” dentro de uma empresa. O cenário mudou, mas será que os erros foram mantidos ou extintos? Tire suas conclusões neste artigo.

Dentro de uma empresa com pensamentos mais tradicionais, uma das coisas mais comuns que vemos são as atividades destinadas ao marketing sendo comandadas por pessoas que não são necessariamente as mais indicadas para exercerem esta função. E não falo isso pensando apenas em empresas pequenas, é possível encontrar esta situação em empresas maiores que cometem os erros de marketing mais comuns que podemos imaginar.

Este tipo de atitude eu vejo como o início de uma avalanche de erros que podem se tornar os principais fatores para um desequilíbrio no posicionamento da empresa, principalmente no cenário do marketing digital. Dentro dos erros de marketing mais comuns que eu percebo diariamente, separei os 7 que mais aparecem nas pesquisas que faço. Acompanhe.

Gestores sem capacitação adequada em marketing

Empresas sem uma visão clara dos objetivos tendem a ter gestores que não estão capacitados o suficiente para responderem pelo marketing. Muitos deles se enxergam como os detentores das tomadas de decisões ligadas a esta área. Acham que somente o que eles decidem é o que precisa ser feito.

Isso acontece muito com empresas onde seus comandantes são capacitados em áreas sem vínculo com os processos reais do marketing. Um bom exemplo são advogados, engenheiros, arquitetos, médicos, e tantos outros profissionais que exercem muito bem suas funções, estando à tag heuer aquaracer cak2110 ba0833 stainless steel mens 43mm automatic frente de suas empresas, mas não se familiarizam com os processos de marketing. Por serem os proprietários, se sentem na obrigação de tomar as decisões com base no que pensam e não no que as pessoas procuram.

Não saber ao certo o que é marketing

Da mesma forma que o exemplo citado acima, este tópico está ligado ao conhecimento da palavra marketing e o que ela significa. Para muitos, o marketing é alguma área da publicidade, propaganda, design, e por aí vai. Mas, na verdade, o marketing é um conjunto de ações e informações que utiliza estratégias para atrair consumidores e se relacionar com eles. A publicidade, propaganda e design, são ferramentas utilizadas (ou não) de acordo com a necessidade de cada estratégia de marketing. Publicamos um artigo que explora bem o significado da palavra marketing.

Isso não significa que você precisa procurar uma escola de marketing e começar a estudar. O que quero dizer é que você precisa confiar no que o verdadeiro fundamento do marketing é capaz de fazer por sua empresa. Portanto, procure entender o significado do marketing e comece a rever se o que está sendo feito é o certo a ser feito.

Um dos erros de marketing mais comuns se chama “falta de planejamento”

Tudo que uma estratégia de marketing precisa é ser bem planejada para que todo o processo aconteça de acordo com o esperado. Tanto no marketing tradicional como no marketing digital, planejar o que vai ser feito é importante para obter sucesso em cada etapa da estratégia. Este planejamento deve ser feito uns 2 ou 3 meses antes de o plano começar a entrar em ação. Além disso, uma estratégia de marketing precisa de tempo para entregar os primeiros sucesso. Não pense que começando hoje, amanhã você já verá seus resultados aparecendo. Em alguns raros casos, isso até pode acontecer, mas vai depender muito do produto que se está oferecendo.

Por estas e outras, o planejamento precisa de um tempo de implantação e execução.

Não definir um orçamento anual de marketing

Como você quer ter sucesso nas vendas se não destina uma parte da sua receita para ajudar neste sucesso?

É impossível você fazer marketing sem investir em marketing.

Por isso, quando for colocar um produto ou serviço no mercado, pense em reservar um percentual da receita para investimentos em marketing. Se não quer usar o marketing tradicional, utilize o marketing digital. Além de mais barato, ele pode chegar até as pessoas de forma mais direta. Pense sempre em separar de 3% a 5% do seu faturamento para aplicar em marketing. Dependendo do que você está oferecendo – e pra quem se destina – este valor pode ser ampliado.

Trabalhar com estratégias de marketing erradas

Outro detalhe que entra no meu ranking dos erros de marketing mais comuns está nas escolhas por estratégias erradas. Hoje você precisa entender que o marketing deverá trazer resultados para sua empresa e comprovar com números que aquela estratégia deu certo ou não.

É muito comum vermos empresas que anunciam em jornal, outdoor, rádio, TV, e outras mídias tradicionais, reclamando que investiram muito pra não terem resultado. Imagine gastar R$ 10 mil em um anúncio de TV sem saber se seu anúncio chegou até seu público alvo, quantas pessoas assistiram ele e quantas compraram porque viram ele.

As agências de publicidade e propaganda mais conservadoras se preocupam muito com o volume de dinheiro que o cliente tem pra gastar e pulverizam esta verba em canais sem sentido e que podem não refletir a expectativa que você tem quanto a este projeto.

Anúncios em TV, rádio, jornal, revista, são bons para assuntos institucionais e de posicionamento, mas não apresentam números convincentes. E hoje, o que as empresas querem é ver números positivos como resultado das estratégias de marketing.

Então, minha dica aqui é ter muito cuidado com quem você está contratando. Ele estará trabalhando com a sua verba de marketing de uma forma e você está esperando outro tipo de resultado.

Portanto, tenha claro seus objetivos com cada uma das estratégias criadas. Faça um levantamento do cenário, tenha um público definido e trabalhe na solução dos problemas de quem possa utilizar seu produto ou contratar seus serviços.

Falta de conhecimento dos responsáveis pelo marketing

Você pode contratar a melhor agência do mundo, mas se ela não estiver engajada com o que você quer, e não conseguir entregar relatórios que comprovem seus resultados dentro de cada campanha, não servirão pra nada.

Um dos erros de marketing mais comuns, neste caso, é a contratação de um “sobrinho” ou filho de um amigo que fez um curso de design gráfico e está trabalhando com isso. Design não é marketing!

Hoje em dia, uma agência não precisa ser grande para entregar sucesso para seus cliente. O que ela precisa é saber como entregar sucesso. Já existem formas e ferramentas que auxiliam as agências nas estratégias de marketing. O trabalho coletivo e a tecnologia, são alternativas de baixo custo que possibilitam a contratação de profissionais liberais especialistas no assunto que você procura.

Aqui na Cria3, por exemplo, optamos por terceirizar alguns serviços oferecidos pela agência. Isso nos possibilita formar um time específico para cada cliente. Uma agência precisa entregar resultado pra você. Independente se ela tem 2 ou 200 funcionários. Se ela entender o seu negócio e saber quais problemas você resolve, certamente a entrega será eficiente. Só assim o seu investimento estará sendo bem aplicado.

Cortar a verba de marketing em momentos de crise

Falar de crise é uma coisa muito chata. Principalmente quando está diretamente ligada ao marketing da empresa. Períodos turbulentos são propícios para que empresas cortem gastos. Infelizmente, o marketing é um dos primeiros custos a serem cortados. Este é um dos erros de marketing mais comuns que aponto, pois reflete diretamente nos resultados da empresa. E sabe porquê? A resposta é simples: não é por conta da crise que as pessoas deixam de comprar ou buscar informações sobre produtos e serviços. O número de pessoas comprando pode estar menor, mas sempre existirá alguém precisando do que você vende ou fornece. E é nesses momentos que devemos esquecer a crise e tentar aproximar as pessoas de nossa empresa. Portanto, cortar verba de marketing por causa de crise deixa de ser uma alternativa.

Ao invés de cortar, reduza. Pare de investir em canais que não trazem resultado e aplique esta verba em outras alternativas mais baratas. O marketing digital e o inbound marketing são exemplos claros de que é possível gastar menos e alcançar mais. E o grande detalhe aqui é que você verá os resultados aparecerem de forma gradativa. Entenda como funcionam estas estratégias.

Felizmente, a transformação do marketing tem tornado ele cada vez mais necessário.

Dê uma olhada nesta foto que publicamos no Facebook da agência em dezembro de 2015. É uma frase da Claudia Sender, CEO da TAM. Apesar de a publicação ter alguns anos, a frase reflete bem o que estou escrevendo aqui pra vocês.

Dica bônus: integração entre marketing e vendas

A integração entre o marketing e o time de vendas nunca esteve tão evidente. A criatividade estratégica é peça fundamental em qualquer estágio do processo de vendas. Prova disso é a integração do marketing com o CRM da empresa. Como resultado, o marketing passa leads qualificados para que o time de vendas e, da mesma forma, o comercial passa leads para o marketing nutrir e amadurecer, deixando-os no ponto certo para serem abordados.

E pra finalizar

Por fim, creio que você deva ter se familiarizado com algum dos erros de marketing mais comuns apontados neste post. Mas nem tudo está perdido. Você só precisa se conscientizar (e aceitar) de que o marketing mudou. As pessoas mudaram seu jeito de comprar, pois a internet transformou a vida delas. Use esta tecnologia à favor de sua empresa. Invista em marketing digital. Você verá que é mais barato e os resultados aparecem. É fato!

Mas certifique-se de que está sendo bem assessorado. Não deixe a conta de sua empresa nas mão de pessoas não qualificadas. Exija certificações em marketing digital de todos (ou dos principais) envolvidos nas suas estratégias. Só assim você terá (e verá) resultados mais otimistas.

You may also like
meio ambiente
Por que relacionar meio ambiente, sustentabilidade e sua empresa?
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing para sua empresa
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing: isso ajuda sua empresa
prepare-se para o novo marketing
Prepare-se para conhecer o novo marketing
criar landing pages
Criar landing pages de sucesso requer estes 6 detalhes importantes