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10 dicas de marketing digital para 2018 que farão a diferença

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O ano mau começou e lá vem ele com uma lista de dicas de marketing digital pra 2016. Mas acredite: você vai me agradecer se levar isso tudo em consideração e chegar até o final do ano renovado e tendo sua empresa como uma das sobreviventes à crise (se é que ela existe mesmo).

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma lista de coisas para serem conquistadas ou trabalhadas no próximo ano? Nem que tenha sido uma lista em pensamento, mas com certeza você já deve ter feito. Aquela hora de pular as 7 ondas no dia 1º de janeiro, comer lentilha no ano novo, vestir branco pra virada, vestir amarelo pra trazer riqueza, vermelho pra trazer a pessoa amada em, no máximo, 365 dias, enfim, todas aquelas superstições e crenças de que tudo vai dar certo no próximo ano. Sim, aqui o que vale é a confiança. Acreditar que tudo vai funcionar direito, a corrupção vai acabar, a lava-jato vai prender fulano, etc.

Pois bem, mas enquanto tudo isso não acontece, eu resolvi dar uma ajudinha saudável pra todo empreendedor que sonha em mudar de vida e alavancar os rumos de sua empresa no próximo ano e melhorar seu posicionamento no mercado em que atua através das minhas dicas de marketing digital. Dicas estas que eu estarei colocando em prática já no início do ano e recomendo fortemente que você também faça isso.

Eu sei que muitas destas dicas de marketing digital são mais voltadas para a conjuntura em si e para o lado pessoal, mas tente entendê-las como armas contra maus clientes, incrédulos e pessimistas. Faça de 2016 o seu ano e o ano de quem realmente acredita no seu trabalho.

Quem não quiser que isso aconteça, pode parar por aqui e não seguir em frente na leitura, mas pra quem tem o espírito empreendedor e quer crescer e ter uma empresa sustentável, levante a mão aí e siga em frente. \o \o \o

Perfil social grátisCom base nisso, eu optei por compartilhar com vocês os meus desejos empreendedores para 2016 e como aplicar eles durante o ano. Os desejos pessoais eu deixo para meus momentos particulares, mas os profissionais eu quero desejar pra todos os empreendedores que, assim como eu, sonham em encontrar a galinha dos ovos de ouro e transformá-la em realidade, mesmo durante os momentos de crise (que eu não acredito). Mas como nem tudo cai do céu e pé de feijão gigante só existe em contos de fadas, vamos pousar na realidade do dia a dia e preparar o ano novo com mais foco e menos distração.

1 – Seja realista com seus objetivos

Não adianta você desejar que sua empresa fature 1 milhão de dólares se você não tem estrutura pra isso. Seja realista e aposte em um crescimento gradativo que deixe sua empresa no azul o ano todo, pague suas contas e ainda sobre um pouco para investir em inovação, equipe, marketing, etc. Eu sei que você já quer que isso aconteça, mas só querer não basta. É preciso montar um planejamento de como você irá conseguir conquistar estes objetivos e fazer sua empresa crescer.

2 – Esqueça a crise

Você pode me chamar de louco me vendo falar isso, mas pare pra pensar e veja em quanto a crise atrapalha seus negócios. Se você já sabia lá no começo do ano que este seria um período difícil de ser atravessado, porque não se programou pra isso? Ao invés disso, preferiu aderir ao movimento de que tudo está ruim por conta da economia que também está ruim. Sim, a economia do Brasil não anda bem, mas a do mundo não acompanha a queda do Brasil, pelo contrário, enquanto o Brasil atravessa uma crise, o mundo cresce, as oportunidades aparecem, o dólar aumenta, você pode exportar seu trabalho, produto ou serviço, e por aí vai. Então, pra 2016, deixe a crise um pouco de lado, tire o “S” da palavra e “crie” oportunidades para sua empresa. Vá além do que você costuma fazer. Converse com seus consumidores e tente detectar o que eles querem. Não faça as coisas “achando que é o certo a ser feito”, faça as coisas tendo certeza de que irão funcionar. Sua empresa, assim como você, não pode fazer parte da crise. Pessoas dependem de você e do seu sucesso. Converse com seus funcionários para ter ideias de como contornar a situação. Muitas vezes eles sabem mais sobre sua empresa do que você mesmo, pode estar certo disso.

3 – Demita alguns clientes

Agora ele endoidou de vez! Como vou demitir clientes em tempos de crise? Se você pensou nisso, volte e leia o parágrafo anterior novamente. Demitir clientes não é tarefa fácil, mas tem horas que esta atitude se faz necessária. Enquanto um cliente atrapalha sua rotina, não respeita o planejamento, não aceita ideias para inovar, coloca a culpa na crise, e o que ele paga não corresponde com o que você trabalha, está na hora de se impor e colocar outro no lugar dele. Sim, existem muitos outros clientes que merecem mais a sua atenção do que ele. Eu mesmo já demiti 2 clientes no decorrer de 2015 e nem por isso minha empresa parou. Pelo contrário, o faturamento reduziu um pouco, mas as oportunidades aumentaram e pude ocupar meu tempo com algo que valesse a pena. Com isso pude detectar outras empresas mais interessadas em receber bem minhas ideias e recomeçar um relacionamento mais bem valorizado. Você não criou uma empresa para ser refém de nenhum cliente. Se for pra ser assim, volte a procurar emprego, pois você não ama sua empresa mais do que ama qualquer cliente. Esteja acima dele e mostre que o que ele paga não é despesa pra ele, mas sim está adquirindo uma experiência que ele não tem dentro da empresa. Se ele não entender isso, dê adeus pra ele e “partiu novos clientes”.

4 – Não invista seu tempo em algo que não vale a pena

Ainda na linha do “reveja seus clientes”, optei por separar um parágrafo pra falar sobre as renovações de contratos recorrentes. Quando você tem um relacionamento duradouro com seu cliente, é hora de repensar alguns pontos. Tente mostrar o quanto você ajudou ele a crescer e ofereça novas oportunidades. Mostre que você está a frente dos seus concorrentes e quer colocar ele em um novo momento, mais ousado e mais atraente. Prove que o que ele está investindo a mais irá trazer resultados ainda maiores do que ele está tendo hoje. Mas atenção, faça isso apenas com clientes que você sabe que irão aceitar bem a ideia. O fato de estar bem relacionado com ele há mais de um ano, lhe dá condições de saber se este cliente vale a pena ser trabalhado ou se será perda de tempo. Caso você detecte uma oportunidade, abrace-a e invista seu tempo em uma boa proposta e apresente. Certamente ele irá receber a novidade com entusiasmo e verá que você se preocupa com o futuro dele e não está ali somente pra oferecer o feijão com arroz de sempre. Mostre mais, seja agressivo, participe da decisão dele, tenha fé e mostre seu potencial.

5 – Não pare de acreditar em você

Relembre de tudo que você fez durante o ano passado. Mas também pense em tudo que você deixou de fazer por conta do trabalho. Não pense que a empresa só sobrevive porque você está dentro dela. Ela sobrevive porque alguém acredita em você e confia no seu trabalho. Então, se seu cliente acredita no que você faz, continue fazendo. Não tenha medo de tentar e erra, nem pense em não conseguir. Só consegue quem tenta, erra, aprende e tenta novamente até acertar. Acredite que você é capaz e tem experiência suficiente pra oferecer o seu melhor para o mercado. Em 2016 procure se incentivar mais. Motive-se a alcançar objetivos que só aparecem em seus desejos, mas que são deixados de lado por medo ou algum tipo de insegurança. Coloque sua capacidade a frente da empresa. Assim você conseguirá se impor e conquistar a tão sonhada autoridade no assunto.

6 – Motive-se a aprender mais

Desde quando resolvi ser empreendedor e trabalhar com marketing digital, dedico boa parte do meu tempo em adquirir conhecimento. Seja através de livros, cursos, revistas, blogs, eventos, etc. Sempre procuro estar buscando novas ferramentas e soluções para oferecer aos meus clientes. Isso me torna diferente dos demais. Sei que muita gente do meu ramo faz isso. Ótimo! Isso me motiva a fazer mais. Porque que com você precisa ser diferente? Uma boa dica pra 2016 é você começar a se interessar mais pelo seu mercado e trazer pra dentro de casa novos conhecimentos. O mundo não pára no ponto onde você quer. Ele continua girando e se você não acompanhar na mesma velocidade, vai fechar as portas.

O acesso a informação hoje está tão evoluído que você consegue aprender com os melhores sem sair de casa, por um custo muito baixo e até mesmo de graça. Acompanhe pessoas que são autoridade no mercado onde você atua. Compre um livro a cada dois meses que fale sobre algo novo que você ouviu falar. Eu mesmo acabei de comprar um livro que fala sobre Design Instrucional para cursos on-line (a palavra é esta mesmo: instrucional). Tem haver com o que eu faço? Não muito, mas tem haver com o que um cliente meu faz, e isso é o que importa. Se eu não conhecer a metodologia de como se monta um curso a distância, como eu poderei sugerir uma melhoria para meu cliente sem ter um embasamento básico sobre o negócio? Se um dia ele me perguntar, eu vou saber responder.

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7 – Saia do convencional (essa é uma das dicas de marketing digital que acho mais importantes)

Outra preciosidade em termos de dicas para 2016 que quero compartilhar com vocês é esta: Saia do convencional! O que quero dizer com isso? É simples. Neste final de ano, faça um levantamento de tudo que você investiu para tentar alavancar suas vendas durante o ano. Se você conseguir listar exatamente tudo, tente avaliar o quanto foi gasto e o quanto aquelas ações trouxeram de receita para sua empresa. Certamente você não saberá responder com exatidão. Pois bem, isso é o modelo convencional de se trabalhar. Aconselho fortemente que você fuja disso em 2016. Já tenho escrito aqui no blog sobre as mudanças que o marketing vem sofrendo, falo muito sobre inbound marketing, marketing de conteúdo, Facebook marketing, marketing digital, etc. Pois bem, se possível, separa um tempinho para acessar e ler estes artigos que eu separei para você e tente entender estas mudanças. Assim como você eu também era cético e acreditava nos meios tradicionais de se fazer marketing, mas vi as mudanças acontecerem quando eu comecei a migrar minha empresa para este novo modelo de marketing e vi que dá certo quando for bem feito. Hoje posso dizer que tenho a única agência da cidade focada neste tipo de metodologia. E também não me preocupo se outras surgirão, pois enquanto elas estão começando eu já estarei lá na frente. E porque você não pensa assim para a sua empresa também? Em 2016 mude! Saia do convencional e comece a direcionar seus investimentos de mídia em algo que tenha fundamento e lhe traga bons resultados. O mais importante disso é que você chegará no final de 2016 vivo e com um relatório real de crescimento X investimento. Não esqueça de me agradecer lá na frente por isso.

8 – Não deixe de investir em sua empresa

Recentemente coloquei no Facebook da Agência uma frase da Claudia Sender (CEO da TAM), que diz o seguinte: “num momento de crise, deixar de investir em inovação é algo que vai garantir que você saia mais fraco da crise”. Essa frase resume perfeitamente o que quero dizer com este tópico: não pare de investir! O crescimento de uma empresa também depende do volume de investimento que você faz nela. Saiba que enquanto você pára de investir, seu concorrente está investindo e te deixando cada vez mais longe do mercado. Ele aparece e você some. Simples assim. Já passou o tempo em que cortar verba de marketing era remédio pra espantar crise. Crise se espanta com investimento. Crise se espanta com inovação. Crise se espanta com mudança. Aqui na agência, perdi clientes importantes em 2015, mas graças aos investimentos feitos no marketing, consegui contornar a situação e trazer novas contas. Se eu não tivesse feito nada, certamente teria fechado as portas. Então, pense mais no futuro e esqueça o presente por uns instantes. Vale até pensar no passado pra saber o que você fazia pra trazer clientes pra dentro da empresa e o que não precisa fazer mais. Crie novas oportunidades em 2016.

9 – Pare de correr atrás

Este parágrafo é fácil de resumir: quem corre atrás nunca chegará na frente. Então pare de correr atrás, inove e surpreenda seu concorrente para estar na frente dele. Assim, quem irá correr atrás é ele e não você. Sem essa de pensar em estar entre os 3 ou 5 melhores. Esteja na frente e seja o primeiro. Deseje isso. Quem sonha em ser o segundo colocado nunca sentirá o gosto de ser o primeiro. Não faça o que seu concorrente faz só para se parecer com ele. Faça o que ele não faz para ser melhor que ele sempre. Entenda seu consumidor e seu mercado. Adote metodologias que fazem com que sua empresa se destaque, faça seu cliente chegar até você sem nem ao menos saber quem você é. Conquiste a confiança e tenha conteúdo pra mostrar autoridade no assunto. Pare de achar que o que você pensa é o certo e vá a campo descobrir o que seu cliente procura. Aliás, primeiro descubra quem é seu verdadeiro cliente.

10 – E, por fim, leia os artigos abaixo neste final de ano:

Separei os 7 posts mais visitados em nosso blog durante o ano de 2015. São temas que irão fazer você mudar seu pensamento em relação ao marketing de sua empresa para o ano de 2016. Pense nisso e boa leitura.

Você viu aqui várias dicas que não são necessariamente dicas de marketing digital, mas se formos avaliar a fundo, são dicas para que você faça diferente tudo que vinha fazendo errado. Eu começaria pensando em quanto você investe em marketing e em quanto você poderia reduzir estes custos adotando o marketing digital como estratégia para 2016. Te garanto que não irá se arrepender!

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