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Por que relacionar meio ambiente, sustentabilidade e sua empresa?

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Dias antes da Semana Mundial do Meio Ambiente, resolvemos trazer algumas informações importantes sobre como a sustentabilidade e a sua empresa podem e devem estar juntos na mesma sentença (e, se possível, na realidade diária também)

Com a explosão das tendências sobre o cuidado do meio ambiente e a importância disso, falar sobre ecologia, consumo consciente e responsabilidade ambiental não é mais exclusividade das bancadas da ONU, do governo ou de grandes empresas. Agora isso é assunto popular (finalmente) e é muito importante sabermos qual o nosso papel – tanto como pessoas físicas, como jurídicas.

Neste artigo, a gente vai ver:

  • O que é a Semana Mundial do Meio Ambiente;
  • A importância da sustentabilidade para as empresas;
  • Indústria, publicidade, marketing verde e o meio ambiente.

O que é a Semana Mundial do Meio Ambiente?

Instituída pela ONU em 1981, vem servindo de estímulo para empresas, instituições e indivíduos a repensar suas ações. Foi criada para informar a sociedade sobre a importância da preservação e da consciência ambiental.

A Semana Mundial do Meio Ambiente acontece, oficialmente, do dia 05 ao dia 09 de junho, desde o ano de 1981 (no Brasil).

Além da semana mundial do meio ambiente, há o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho (desde o ano de 1972) e, todos os anos, é abordado uma temática diferente. O tema deste ano é sobre Restauração de Ecossistemas.

Qual é a importância da sustentabilidade para as empresas?

Na atualidade, principalmente durante a pandemia da Covid-19, a ecologia nas empresas virou uma pauta exigida pelos consumidores, as quais as marcas precisam se posicionar e falar o que estão fazendo para melhorar o mundo.

“Para você lançar uma marca e um produto, não existe só colocar uma plaquinha que afirme que você é sustentável. Você precisa realmente ser e viver isso, porque o cliente te enxerga — ainda mais em uma empresa digital”, comenta Andreia Quercia, co-fundadora da marca Bars Over BottlesB.O.B.

A mudança do comportamento dos consumidores vem ditando o que acontece no mercado diariamente. Pois, de modo que os consumidores, muitas vezes, são as peças chave para se ditar uma tendência, a indústria passa a ter comportamentos que agradem o seu consumidor, como: adotar medidas sustentáveis, mudar o material que vem sendo utilizado nas embalagens, tornando o processo ecologicamente correto.

Indústria, publicidade e a marketing verde

É indicado que as empresas tomem cuidado com o fato de que: você não é eco-friendly (amigas do meio ambiente e da ecologia, na tradução literal) se apenas falar sobre suas propostas de sustentabilidade! Elas precisam ser executadas, efetivadas e, então, compartilhadas. Para pra pensar aí, falar é fácil, não é?!

Indústria e sustentabilidade

De fato, o papel da indústria é, entre outros, influenciar no comportamento das pessoas. Isso se dá, devido ao fato de que as empresas são como produtores de culturas e valores simbólicos. Ou seja, influenciando o pensamento e comportamento dos consumidores. Seja por meio de propagandas, posicionamentos, identidades visuais, comunicação interna e externa, relevância, entre outros diversos fatores.

Sabe-se que os consumidores possuem costumes e necessidades tanto sociais, como psicológicas. E, para que estes possam ser modificados, é preciso dedicação, tempo, estudo e esforço.

Isto é, aquelas empresas que dedicarem seu tempo a estudar seus consumidores, que direcionam corretamente seu produto ou serviços a eles, terão maior retorno e influenciarão ainda mais pessoas.

Desse modo, é possível educar o consumidor. Mostrar a ele a importância do consumo consciente e de como ele pode tornar o mundo um lugar melhor. Ele deve mudar suas atitudes de consumo, podendo modificar o modo como descartar e reciclar o lixo, pesquisar a origem de seu alimento ou qualquer produto consumido… Enfim, revendo suas condutas como ser humano influenciador.

Publicidade e sustentabilidade

A publicidade de fato usa seu dispositivo de persuasão mais abrasivo para conquistar a maioria das pessoas: a emoção. Ela possibilita que seja mais fácil o convencimento. Por isso, é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas empresas para divulgação de seus produtos e suas ações.

Ela é considerada uma ferramenta de massificação persuasiva. A publicidade é também considerada uma das maiores fontes de informação e influência da atualidade. Entretanto, o grau da influência e interpretação de uma determinada mensagem emitida pela publicidade (como o “mude sua forma de consumo” ou “consuma menos, viva melhor”), vai depender do nível cultural e referencial do público receptor. Isto significa que nem toda mensagem é universal.

Apesar disso, ainda é considerada um dos melhores meios de comunicação em massa. Pois, ela pode influenciar as pessoas a se adaptarem a uma ou outra determinada forma de consumo.

E como o assunto hoje é a consciência ecológica, queremos que você saiba que a publicidade também pode promover esse tipo de comportamento, ou seja, incentivar o consumidor a cuidar mais do meio ambiente. Entender que tudo que sai dele, volta a ele, mas de uma forma diferente. E instigar os compradores a entender de onde vem seu produto e se a empresa que produziu ele é responsável, para então tornar o consumidor mais atento e com liberdade de escolha.

Marketing Verde

O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, é o marketing voltado especialmente para áreas relacionadas ao meio ambiente. Empresas que adotam esse tipo de estratégia, seja em seu posicionamento, atitudes, desenvolvimento de produtos, oferecimento de serviços, etc., são consideradas eco-friendly.

Adotar atitudes ecologicamente corretas em sua empresa não é apenas uma estratégia, mas sim, você mostra que se importa com a sociedade. E ainda pode ser considerado um diferencial, ou mesmo um motivador para mais pessoas conhecerem e apreciarem o seu serviço.

Além disso, o motivo pelo marketing verde ter surgido foi justamente a demanda vinda do consumidor. Isto é, cada vez mais consciente e exigindo posicionamentos “amigos do meio ambiente” por parte das empresas.

E, para comprovar que aplicar o marketing verde na sua rotina empresarial pode trazer mesmo benefícios, temos dados da “Opnion Box” pra te mostrar:

  • 33% dos compradores afirmam que se preocupam muito com as práticas sustentáveis;
  • 42% se mostram preocupados em buscar informações se a empresa em que trabalha adota práticas conscientes com o meio ambiente ou não;
  • Dos fatores fazem o comprador desistir de uma compra, 52% relatam que empresas conhecidas por poluir o meio ambiente é um dos principais fatores.

E esses são apenas alguns motivos pelos quais seria ótimo que você aplicasse esse tipo de posicionamento em sua empresa.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre meio ambiente e sustentabilidade?

Conseguiu se convencer de que as atitudes sustentáveis trazem apenas benefícios para você e seu negócio? Estamos aqui pra te ensinar e ajudar a espalhar a consciência ambiental por aí.

Você não precisa aplicar várias estratégias super inovadoras para contar como mudança. Mas isso seria legal também, vamos concordar! Mudando seu pensamento, revendo atitudes e aplicando aos poucos algumas das dicas que demos aqui, você já está se revolucionando!

Gere valor para sua marca e tenha coragem de mudar! Aproveita e conta pra gente se você já praticou alguma dessas atitudes.

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