Home > Marketing > Uma agência de marketing digital pode transformar o marketing da sua empresa

Uma agência de marketing digital pode transformar o marketing da sua empresa

serviços de agência de marketing digital

O momento do marketing agora é digital. Isso ninguém pode negar. As pessoas estão cada vez mais interagindo com produtos, marcas e empresas, utilizando os canais digitais para se comunicarem. Por isso, uma agência de marketing digital pode fazer com que sua empresa se destaque através de estratégias que trazem mais resultados e podem comprovar o retorno do seu investimento feito.

Não são poucas as empresas que iniciam um trabalho de marketing digital internamente, acreditando que aquele é o melhor caminho a ser tomado. Mas esse trabalho só terá resultados quando você entende que o marketing digital precisa ser feito através de ferramentas validadas e padrões de planejamento extremamente afiados. Estas ferramentas são analisadas por equipes de especialistas que você encontra em uma agência digital. Colocar pessoas incapacitadas apenas para postar imagens no Facebook não pode ser considerado e tratado como uma estratégia de marketing digital.

Então onde a agência de marketing digital entra?

Uma frase que poderia responder bem esta questão é a famosa “cada macaco no seu galho”. Sim, cada pessoa deve fazer aquilo que sabe fazer de melhor. Se você tem uma oficina mecânica, não vai querer começar a consertar máquina de costura, certo? No marketing funciona da mesma forma. Por mais que você imagina que entende tudo do seu produto, seu público alvo, área de atuação, etc, menos você se dedica a compreender estas informações, e seus resultados não aumentam e nem chegam perto de suas reais expectativas.

Quantas vezes você já falou que gastou uma fortuna com uma campanha de outdoor, ou anúncios em jornais e revistas e não viu resultado algum? Isso é o resultado de estratégias de marketing tradicional, utilizando mídias ultrapassadas e que não comprovam resultado pra você. E hoje, resultado é o que mais importa dentro das estratégias de marketing. E uma agência de marketing digital tem como principal foco apresentar estes resultados para seus clientes.

O primeiro passo é entender que existem diversos tipos de agências: publicidade, propaganda, imprensa, agência digital, agência de marketing digital, etc. Cada uma com suas atividades distintas.

Mas como o assunto do post é entender o que uma agência de marketing digital pode fazer pela sua empresa, vamos começar a entender os processos e a rotina de trabalho delas.

O trabalho de uma agência digital é baseado em números que irão refletir em seus resultados. Ela faz com que as coisas aconteçam através um trabalho de aproximação entre seu cliente e seu site ou seus canais digitais de comunicação. Este trabalho envolve inúmeras ferramentas e exige um alto índice de conhecimento em marketing digital para relatar todas as conquistas das campanhas.

Primeiros passos

A agência de marketing digital precisa entender com quem a sua empresa fala. Quem é seu cliente, como ele se comporta, do que ele gosta, qual a idade, gênero, etc. Com estes (e vários outros) dados é iniciado o processo para encontrar as personas que se identificam com seu produto. É comum darmos nomes fictícios (ou até reais) para estas personas e traçar um perfil para cada uma delas, sempre com base nos dados e números coletados. Depois de definir a persona ideal (buyer persona) é montada uma jornada de compra para cada uma das personas definidas.

Conteúdos Ricos e temas de atração

Após a definição da jornada de compra, são estudadas as palavras-chave e os temas que serão abordados na estratégia. Além disso, é preciso definir também quais os conteúdos ricos que serão utilizados para atrair a atenção das pessoas. Um bom exemplo de sucesso destes conteúdos ricos são os e-books gratuitos.

Otimização do site e blog

Uma agência digital deve oferecer os serviços de otimização do site e blog de seus clientes. Este serviço tem o objetivo de melhorar o posicionamento do seu conteúdo, dentro dos mecanismos de busca. Não basta ter conteúdos inteligentes se eles não estão de acordo com o que seu público busca na internet. Esta otimização é feita a partir da análise das palavras-chave definidas para cada novo conteúdo que está sendo gerado.

Canais de comunicação

A agência digital deve apresentar pra você os canais que seu público alvo geralmente acessa. Ela vai fazer um relatório deste público com possíveis números de alcance e traçar um mapa de atuação para seus segmentos de mercado. Tudo com base no público alvo determinado. Estes canais são compostos por redes sociais, sites, vídeos, buscadores, etc.

Planejamento

Depois que seu público alvo é detectado e o mapeamento de ação, o primeiro passo é montar um planejamento bem detalhado de tudo que será feito e publicado nas redes sociais, blogs, sites, etc. A vantagem deste planejamento é que ele pode ser analisado diariamente com as ferramentas disponíveis e serem alterados sempre que necessário, sem comprometer o orçamento e seus objetivos.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Nas campanhas de inbound marketing o conteúdo é o rei do pedaço, pois trata-se de um dos fatores mais importantes em uma estratégia de marketing digital. Este conteúdo sempre estará indo de encontro com os assuntos de interesse de seu público alvo e você ainda pode promover eles de alguma forma para que o alcance seja ainda maior. É importante lembrar que os conteúdos não devem ser produzidos com base no que você pensa, mas sim com o que o seu cliente procura. Esta é a chave para o sucesso de uma campanha de marketing de conteúdo.

Anúncios digitais

A criatividade também precisa fazer parte do portfolio de serviços de uma agência digital. Criar anúncios, utilizar imagens de impacto, saber quando e como fazer as campanhas, entender dos limites e permissões de cada rede social, são algumas das premissas para campanhas de sucesso nas redes sociais.

Os anúncios são o que chamam a atenção da sua audiência. São eles que levarão os seus potenciais clientes para o seu site. Por isso uma agência digital precisa ter um DNA criativo para não fazer feio nas suas campanhas. Afinal, não adianta ter uma campanha de marketing digital fantástica se a imagem não condiz com o que você está propondo.

Relatórios

Uma agência digital deve apresentar para seus clientes os relatórios periódicos sobre o desempenho das campanhas. Novamente vemos aqui um grande diferencial entre o marketing digital e a mídia convencional. No meio digital você consegue ter relatórios reais de visita, visualização, clicks, audiência e até confirmação do perfil de clientes que foi traçado lá no início da estratégia. Além disso, e com as ferramentas certas, é preciso comprovar em relatórios as taxas de conversão que geraram vendas e qual foi o retorno do investimento feito durante o período.

Cada agência digital tem uma forma de montar estes relatórios, mas geralmente eles apresentam os números de forma clara e fazem um comparativo com meses anteriores e projeções para os próximos. Além disso ainda pode apontar aonde e porque as campanhas foram alteradas no decorrer do período.

You may also like
Erros de marketing mais comuns
7 erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas no Brasil
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing para sua empresa
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing: isso ajuda sua empresa
prepare-se para o novo marketing
Prepare-se para conhecer o novo marketing
criar landing pages
Criar landing pages de sucesso requer estes 6 detalhes importantes