Abrir um negócio na internet envolve vários estágios de planejamento e desenvolvimento de um site. Entre eles, ter visual agradável e atraente, boa navegabilidade e excelente organização das informações. No entanto, só isso não define uma estratégia eficiente de marketing para garantir conversões de visitas em leads, e consecutivamente consumidores. Para ter melhores resultados com o seu site ou e-commerce é muito importante definir um funil de vendas que vai ajudar a conduzir o usuário até o ponto de compra. A seguir, abordaremos os principais tópicos deste assunto.
Funil de vendas: Estratégia para adquirir mais e melhores clientes
Desenvolver uma estratégia de funil de vendas eficiente exige que o empresário conheça muito bem o público-alvo que se pretende atingir, bem como o mercado em que atua. Conheça alguns pontos importantes da estratégia!
Como o funil de vendas funciona?
Consiste em um processo desenvolvido para guiar o cliente por etapas, desde a sua primeira visita ao website, passando pelo momento em que conhece melhor sobre o seu produto ou serviço, até o ponto de efetivação da compra. Após a identificação do público-alvo por captação de leads, através de bons conteúdos que forneçam soluções para seus problemas ou oportunidades aparentes, outra técnica de persuasão deve ser adotada para concluir a próxima etapa: guiar o cliente até a compra despertando ainda mais o seu interesse com alguma promoção, oferta, demonstração, amostra grátis e etc.
Leads: quem são eles?
Quando um visitante acessa a sua página na internet e se cadastra através de uma landing page (formulário de inscrição para captação de leads) ele deixa de ser apenas um dado numérico e passa a ser uma pessoa real. Em outras palavras, passa de desconhecido para um cliente em potencial. Um lead qualificado é um cliente que se cadastra pelo interesse em seu produto ou serviço. Nem todos os leads comprarão e alguns levarão um tempo para isso, mas poderão propagar o seu site para outras pessoas que compartilham do mesmo interesse. Farão um marketing gratuito para o seu negócio e o ajudará a obter ainda mais leads.
Como aumentar o interesse do cliente pelo seu produto ou serviço?
O seu produto ou serviço não será importante se não oferecer para as pessoas certas. Primeiramente, identifique quais os benefícios e soluções que o seu produto oferece e, em seguida, cruze essas informações com as de pessoas que tem o problema, desafio ou oportunidade que o seu produto possa resolver. Produza conteúdos interessantes que falem sobre esses desafios que enfrentam e, no post, já apresente o seu produto como solução. Mostre como ele pode solucionar o problema de forma criativa, sem ser apelativo. Solicite que os leitores interessados em receber mais informações sobre o assunto se inscrevam e, daí em diante já se tornou um lead qualificado para trabalhar o funil de vendas.
A importância de integrar os objetivos das equipes de vendas e marketing
O novo marketing provou ter melhores resultados quando unificamos metas e objetivos entre as equipes de marketing e vendas. Um esforço único é realizado para alcançar os resultados pretendidos pela empresa proporcionando um maior conhecimento sobre os clientes e permitindo uma interatividade importante para a nutrição desse relacionamento. O marketing recebe dados dos vendedores que realizam pesquisas, definem objetivos reais e devolvem em forma de estratégia para realizarem as vendas de forma mais eficiente e com menor esforço. Essa integração entre as equipes contribuirá para um funil de vendas ainda melhor.
Como nutrir e conquistar novos leads?
O grande segredo para conquistar novos leads é a produção de conteúdos de uma forma interessante para esse público definido pelo segmento em que seu negócio atua. Os conteúdos devem apresentar soluções para os desafios e problemas que eles enfrentam em seu dia-a-dia, realizar estudos de casos, etc. Já para nutrir leads existentes, demonstrar resultados médios alcançados por quem já utiliza o seu produto ou serviço, explicar em vídeo como o produto funciona e porque ele é tão importante para a pessoa, são alguns exemplos de conteúdos irresistíveis para encaminhar o lead para a próxima etapa do funil de vendas: a compra.
É importante lembrar que, para o seu funil de vendas funcionar de forma eficiente é recomendável ter o apoio de um profissional de marketing digital. Ele poderá apontar a melhor estratégia para o seu negócio.
Gostou? Então abuse dos comentários. Se precisar falar com a gente sobre marketing de conteúdo e captura de novos leads, fique à vontade.