Home > Facebook > Hashtags do Instagram: tudo o que você precisa saber

Hashtags do Instagram: tudo o que você precisa saber

///
Comments are Off
hashtags-do-Instagram

Pronto para alcançar novos públicos e ter mais engajamento nos seus conteúdos  com as hashtags do Instagram?

As hashtags do Instagram ainda são uma das maneiras mais eficazes de fazer uma postagem ir mais longe e ter engajamento. Mas como as tags funcionam? Como rolex yacht master 116689 estuche para hombre de 44 mm material acero inoxidable de grado 316 você encontra as melhores tags para sua empresa? Elas devem ir na legenda do post ou nos comentários?

Respondemos essas e outras perguntas nesse artigo sobre hashtags do Instagram. Venha com a gente tirar essas dúvidas e boa leitura.

Como as hashtags funcionam no Instagram?

As hashtags do Instagram são uma maneira de rotular e categorizar os conteúdos. Elas ajudam o Instagram a organizar suas postagens para serem encontradas por usuários nas pesquisas dentro da rede social.

Nesse sentido, as tags que você usa alimentam os resultados de pesquisa na página Explorar do Instagram.

hashtags-do-Instagram2

Mas não termina por aí. As tags também são usadas como referência para o algoritmo da plataforma. Assim, ele pode categorizar o conteúdo e sugerir a usuários que ele acredita que terão um alto interesse na postagem.

As tags ainda funcionam?

Hashtags sempre foram o centro de muito debate, especialmente depois da recomendação do Instagram de usar entre 3 e 5 tags.

À medida que o Instagram caminha lentamente em direção à pesquisa semântica por palavras-chave, ele abre um novo mundo de possibilidades para a descoberta de conteúdo. Ou seja, indicando que o texto das legendas ou os tópicos nos vídeos também se tornarão pesquisáveis. No entanto, apesar desses grandes avanços, as hashtags ainda funcionam no Instagram. Elas caminham lado a lado com a estratégia do conteúdo relevante, que juntos, podem ajudar a gerar resultados impressionantes para o seu negócio.

Quantas hashtags você deve usar no Instagram?

Como mencionamos anteriormente, o Instagram recentemente recomendou que os criadores usem entre 3 e 5 tags em suas postagens, apesar de permitir até 30 por postagem. Ou seja, isso vai na contramão de tudo o que ouvimos sobre como as tags funcionam no Instagram. Mas, com base nesse novo foco em palavras-chave e SEO, faz meio que sentido.

O Instagram está introduzindo mais feeds de conteúdo “sugerido”, como faz com a guia Reels, por exemplo. Mas, para fornecer uma sugestão de conteúdo que realmente seja bom, a plataforma precisa ser capaz de categorizá-lo com precisão. Ou seja, na teoria quanto menos hashtags forem usadas para a “autocategorização”, mais confiável será a indicação de publicação.

Algumas pesquisas já foram realizadas para fazer essa averiguação de tagueamento no feed, comparando o número de tags usadas por postagem com as taxas médias de alcance.

Como você pode ver na imagem acima, usar mais hashtags indicou melhores resultados. A taxa de alcance aumenta em 11% (de 24% para 35%) à medida que o número de tags cresce de uma para 30.

Para colocar isso em perspectiva, e facilitar o entendimento, um perfil com 20 useful site mil seguidores, representa 2,2 mil contas adicionais alcançadas por postagem.

Por enquanto, usar mais hashtags ainda é uma boa estratégia para aumentar seu alcance e engajamento nas postagens do feed do Instagram. No entanto, como o Instagram oferece mais feeds de conteúdo nos “sugeridos”, é importante focar em menos tags hiper-relevantes pode ser uma tática que vale a pena testar.

Quais são os diferentes tipos de hashtag do Instagram?

Antes de selecionar hashtags para as postagens da sua empresa ou cliente, é uma boa ideia considerar os diferentes tipos de tags que podem ser incluídas.

Isso ajudará você a agrupar diferentes estratégias de tagueamento. Sendo assim, existem cinco tipos principais de hashtags que podem ser consideradas:

  • Tags baseadas em geolocalização, por exemplo, #RioDeJaneiro ou #CristoRedentor
  • Hashtags de marca para campanhas ou eventos, como #BlackFriday ou #SemanaDoConsumidor
  • Tagueamento de um setor que descrevem seu nicho, como #ModaPraia ou #RoupaParaCrianças
  • Hashtags focadas para reunir sua comunidade em prol a uma causa, por exemplo, #NatalSolidário ou #DoeSangue
  • Tags que descrevem o conteúdo de sua postagem, como #MaquiagemOrganica ou #w

Não existe uma fórmula secreta para a quantidade de cada categoria que você deve incluir em uma publicação. Mas, é importante manter as diferentes categorias em mente! Isso pode fornecer inspiração e ajudar a orientar sua estratégia de conteúdo.

Como encontrar as melhores tags para sua estratégia de conteúdo

Em alguns casos adicionar de 20 a 30 tags às suas postagens, pode aumentar seu alcance e taxas de engajamento. Porém, isso também pode ser visto pelos seguidores como um certo desespero em ser notado. Ou até mesmo pode poluir a publicação com uma série de informações desnecessárias.

Mas como você encontra as hashtags mais relevantes para cada postagem? Aqui estão 3 estratégias diferentes que você pode usar:

1 – Usar uma ferramenta de sugestão de hashtag

As ferramentas de sugestão de tags são uma maneira fácil de encontrar elas com base no conteúdo de sua postagem e com as hashtags semelhantes do mesmo setor.

Existem plataformas gratuitas (com ou sem limitação de uso), e as que são pagas. Mas em todas você precisa fazer algum cadastro para usar. Em seguida é digitar uma hashtag na barra de pesquisa da ferramenta, e ela gerará imediatamente novas hashtags, classificadas por relevância.

hashtags-do-Instagram5

2 – Pesquisar na página Explorar do Instagram

A página Explorar do Insta é uma ótima fonte de inspiração para sua estratégia de hashtag. Para obter os melhores resultados, pesquise por palavras-chave relevantes para sua marca ou conteúdo e confira os resultados “Principais”.

hashtags-do-Instagram6

Essas postagens estão tendo um bom desempenho e por isso são indicadas pelo o algoritmo da plataforma. Portanto, observe as diferentes tags usadas e veja se elas podem funcionar para o seu tipo de conteúdo.

3 – Verifique o volume de hashtags na pesquisa do Instagram

Quando se trata de encontrar as melhores hashtags, o volume de postagens é uma métrica muito importante. Se uma tag já foi usada em milhões de postagens, é provável que o seu post seja sufocado entre as massas.

Por outro lado, se uma hashtag tiver apenas algumas centenas de postagens, é provável que ninguém esteja procurando por ela na página Explorar do Instagram.

A dica aqui é usar um meio-termo! Ou seja, aposte nas tags entre 10.000 e 200.000 postagens para compor sua publicação.

hashtags-do-Instagram7

Essa é uma ótima maneira de avaliar seu tagueamento e também pode fornecer boas inspirações. Por exemplo, você pode descobrir uma tag mais nichadas que comece com a mesma raiz da palavra-chave. Mas que também tenha um volume mais interessante de publicações.

Usar as tags na legenda ou nos comentários?

Isso já mudou ao longo dos anos, mas atualmente o Instagram confirmou que as hashtags são eficazes tanto na legenda da sua postagem quanto na seção de comentários – então você pode escolher onde deseja compartilhá-las.

Vale considerar a pontualidade de postar as tags nos comentários assim que a postagem for publicada.

Essa é uma maneira de manter a estética da sua legenda limpa, enquanto ainda se beneficia da exposição adicional de uma boa estratégia de hashtag.

Como economizar tempo e ter uma estratégia de tags eficiente?

A melhor maneira de construir sua estratégia de hashtag e economizar tempo para sua empresa é ter um profissional ou uma equipe interna para cuidar disso.

Somente assim poderá ser construída uma base sólida de conteúdo relevante e recorrente nas suas redes sociais.

Um especialista sabe encontrar as hashtags pertinentes ao seu negócio, executar os testes e analisar o desempenho de cada uma. O monitoramento de cada publicação permite novos  experimentos e ajustes nas estratégias ao longo do tempo.

Porém, ter uma equipe interna adiciona um custo a mais na folha de pagamento. Por isso, ter uma agência de marketing digital pode ser mais eficiente e menos oneroso.

As hashtags são uma maneira poderosa de alcançar novos públicos e aumentar a relevância da sua conta, mas é preciso tempo, esforço e mão de obra qualificada para obter grandes resultados.