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3 tipos de conteúdos ricos para aumentar sua base de leads

Conteúdos ricos

Na era do marketing digital, é impossível falarmos no assunto sem mencionarmos os conteúdos ricos. A maioria dos leads que você conquista para engordar a sua base têm seu primeiro contato registrado quando interagem ou acionam este gatilho dentro de um fluxo de nutrição em que eles se encontram.

Mas quais conteúdos ricos eu devo utilizar?

Primeiramente, você precisará entender quais os seus objetivos e em que momento o lead irá se cadastrar para baixar o seu conteúdo. Esteja certo de que sua estratégia está bem elaborada e aplique cada um dos conteúdos ricos em etapas diferentes. Depois disso, complemente eles com uma nutrição eficiente que conduza seus leads para a próxima etapa.

Pra ajudar você nesta decisão, separei 3 dos principais e mais utilizados tipos de conteúdos ricos que você poderá utilizar.

E-books gratuitos

Sem dúvida estes são os conteúdos ricos mais utilizados nas estratégias de inbound marketing. Geralmente utilizamos eles para começarmos a fisgar a atenção dos leads com conteúdos mais educativos, voltamos para o topo do funil. Não que isso seja uma regra, pois você pode utilizar e-books gratuitos em mais etapas da jornada, lembrando que sempre devemos entender em que momento o lead se encontra e oferecer conteúdos de acordo com este nível de conhecimento.

Para elaborarmos e-books de sucesso siga alguns passos básicos de redação para não se perder na produção do conteúdo dele:

  • É preciso definir bem o assunto que será abordado e não fugir muito deste objetivo.
  • Depois do assunto definido, separe alguns tópicos importantes e use-os como títulos para os capítulos de seu e-book.
  • Procure relacionar algumas imagens com o conteúdo da página que está sendo lida.
  • Coloque alguns link externos para que o lead possa acessar conteúdos complementares em seu blog ou site.
  • Cuidado com a gramática. Revise sua redação algumas vezes e, se possível, peça para que outras pessoas revisem também.

Complemente sua leitura com este post que escrevi falando mais sobre e-books gratuítos.

Infográficos

Também utilizados como conteúdos ricos, os infográficos são bem interessantes para apresentar métricas sobre assuntos relacionados aos seus objetivos. Uma boa utilidade para os infográficos é a visualização de dados relacionados ao seu produto de forma ilustrada e dinâmica. Um exemplo interessante para aplicarmos este material são as ilustrações de resultados estatisticos.

Uma dica legal é você oferecer estes infográficos em formato de pôster para que os leads façam o download do material e imprimam para emoldurar e pendurar na parede.

Webinars

Por muito tempo os vídeos eram tratados como produtos caros de serem produzidos e raramente eram utilizados como conteúdos ricos dentro das estratégias de marketing digital. Porém com a evolução da tecnologia, está prática está ganhando mercado a cada dia. Com um custo praticamente zero, é possível preparar vídeos, entrevistas com clientes, depoimentos, demonstrações, etc. Esta prática é conhecida como webinar (seminários na web). A vantagem dos webinars é que, por não exigirem tanta qualidade, podem ser gravados com uma câmera digital pessoal ou até mesmo com smartphones.

O importante aqui é você oferecer um tema mais aprofundado que será assistido por leads que estão mais avançados dentro de sua estratégia de marketing digital. Convide um especialista para conversar com você neste vídeo, gerando ainda mais credibilidade para o conteúdo apresentado.

Também relacionados aos vídeos, você pode fazer transmissões ao vivo, conversando com vários especialistas ao mesmo tempo. Para isso, utilize a ferramenta Hangout, do Google. Depois de transmitido ao vivo o vídeo pode ser compartilhado com outras pessoas.

Conteúdos ricos de sucesso

Mas não basta apenas oferecer estes conteúdos ricos se eles não irem de encontro com a expectativa dos leads. Para que seu material seja um sucesso e chame a atenção das pessoas, tente manter uma linguagem mais equilibrada e acessível à todos. É importante lembrarmos que por mais que tenhamos estudado nosso cliente ideal, os leads que se cadastram para consumir os seus conteúdos ricos podem não estar enquadrados neste perfil, mas podem passar a se enquadrar dependendo da necessidade que tiverem no futuro. Se você souber como criar um texto inteligente, certamente terá bons resultados em sua campanha.

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