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Investimento em Marketing de Conteúdo já é maior que em publicidade tradicional

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O marketing está se transformando e está surgindo um novo marketing. Este novo modelo apresenta uma realidade mais focada em relacionamento, resultados e alcances validados.

Ainda é difícil convencer anunciantes tradicionais, viciados nas mídias convencionais (jornal, revista, tv, etc) que este modelo já está perdendo mercado. Um bom exemplo disso seria tentar medir resultados de um anúncio de jornal, que passa de mão em mão e não sabemos ao certo quem está lendo, quem viu o anúncio, quem comentou sobre ele, criticou, etc. Hoje, se você pensar em anunciar e não querer ter esta interação com os consumidores é quase o mesmo que cometer suicídio, pois você não sabe quais resultados suas ações estão trazendo para sua empresa. E no marketing, resultado é o que vai fazer você chegar até o seu público alvo.

Em um estudo recente feito pela IBM  e pelo CMO Club (organização de CMOs B2B e B2C), percebeu-se que a mídia convencional está perdendo mercado de forma rápida e não mais natural como se falava ou pensava. Este estudo, nomeado de Marketing is a (Buyer) Jorney, Not a Destination, foi feito de forma online com 100 CMOs e os resultados estão bem claros de que o marketing digital, mais precisamente o de conteúdo, está tomando corpo e já assume a liderança em investimentos destas empresas.

Resultados da pesquisa

  • 57% dos profissionais pretendem aumentar o orçamento de marketing nos próximos 36 meses
  • 13,3% deste orçamento será direcionado para o marketing de conteúdo
  • 11,5% será investido na propaganda tradicional
  • 11,1% irá compor as campanhas de publicidade online
  • 10,5% será investido em websites

Um dado interessante de se perceber é que se somarmos os números de marketing de conteúdo (13,3%) e os de publicidade online (11,1%), teremos 24,4% de ações voltadas para o meio digital. Este número é mais do que o dobro dos 11,5% de investimentos em propaganda tradicional.

Consumidor é o foco do marketing de conteúdo

A experimentação é a principal arma para o sucesso deste tipo de ação. Saber o que o consumidor faz no dia-a-dia é o ponto principal das abordagens que estas empresas pensam em executar. Entender como ele chegou até seu produto, interagiu com ele ou comentou algo sobre o produto com amigos é o que trará perspectivas para as ações de conteúdo daqui pra frente. Hoje você encontra todo o seu público alvo dentro da internet e você consegue levar seu produto, serviço ou marca até eles e interagir com eles naturalmente, sem a necessidade de grandes departamentos de SAC ou algo do tipo. As respostas podem ser dadas por qualquer pessoa autorizada e em qualquer dispositivo, em qualquer dia e horário, simplesmente por ter recebido um aviso de que alguém interagiu com seu anúncio, vídeo ou artigo.

Mídias Sociais

Em outra pesquisa, realizada pela Fuqua School of Business, da Duke University, também foi detectado que os investimentos em redes sociais terá um crescimento significativo nos próximos 5 anos, onde tomarão 23,8% do orçamento.

Este aumento também está relacionado com a jornada do consumidor, afim de detectar como eles fazem suas pesquisas sobre a empresa ou produto, como testam e como tomam suas decisões de compra.

Além disso ainda existe a intenção de investimentos na fase de uso dos produtos, onde os fabricantes pretendem direcionar uma fatia deste orçamento para melhorar a interação através do suporte ao cliente e SAC.

Por fim, as empresas querem saber o nível de aceitação e recomendação de seus produtos e serviços para os amigos em suas redes sociais.

Em todas estas etapas o conteúdo para mídias sociais é o foco principal do investimento, seguido por website, apps e eventos.

Conclusão

Estes dados apenas mostram que está mais do que na hora de as empresas começarem a migrar gradativamente dos conceitos tradicionais para o novo marketing. É preciso confiar na proposta dos profissionais, criar interações com os consumidores, gerando maior relacionamento e aproximação com eles. Estes números apenas comprovam o que todos nós -que atuamos no marketing digital- já temos alertado aos clientes. A informação gira com uma velocidade muito superior das aplicadas nos meios tradicionais, pois você pode mudar uma campanha inteira em questão de minutos para mudar o direcionamento das ações de forma mais objetiva.

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