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Nutrição de leads: como conquistar leads e mantê-los atraídos pelo seu produto?

Nutrição de Leads

A estratégia de Inbound Marketing é uma solução inovadora que permite a atração de um público qualificado para o negócio e tem despertado o interesse de grande parte dos empresários. Com o intuito de aumentar a taxa de conversão, a estratégia é definida como prioridade, mas, após a primeira etapa da conquista desse público, muitos não conseguem dar o passo adiante e se perdem na estratégia reduzindo as chances de sucesso. Para resolver isso, daremos a você um guia prático para garantir que o seu plano continue no rumo certo!

Continue a sua estratégia de Inbound Marketing guiando o Lead rumo ao Funil de Vendas!

Algumas etapas simples, porém muito importantes, da nutrição dos Leads, se aplicadas de forma correta e no tempo certo, irão garantir o sucesso da estratégia de Inbound Marketing da sua empresa. Veja como funciona!

1. Segmente a sua lista de Leads

Após a atração e conquista, seja por meio de uma Landing Page, seja por meio de uma assinatura de feed ou algo parecido, o visitante se tornará um lead. Muitas vezes, ele ainda não está qualificado para a compra, mas é um potencial cliente a ser trabalhado. Sendo assim, segmente o máximo que puder a sua lista de Leads para que a estratégia de nutrição seja refinada o suficiente para trazer os melhores resultados.

2. Crie conteúdos novos para o seu Lead

O seu Lead aceitou registrar-se na sua empresa porque ele tem interesse no que você fornece e fica ansioso por conteúdos novos. Ele tem sede de informação e, para nutri-lo de forma correta, você deverá continuar a produzir algo útil, informativo e interessante que mantenha o padrão pelo qual ele esteve disposto a fazer parte do quadro de assinantes da sua empresa. Com a segmentação, esse processo fica ainda mais fácil. Então, mãos a obra!

3. Mantenha o seu Lead informado

Como você se comunica com o seu Lead? Ele sabe quando você produz e publica conteúdos novos? Fique atento para estabelecer um meio de comunicação ativo e eficiente com ele. A segmentação da lista também será muito útil nessa etapa para separar os Leads por canal de comunicação que utilizam. Mídias Sociais, e-mail e, até mesmo, SMS, podem ser utilizados para informar o Lead quando publicar algo novo. Mas atente-se para disponibilizar apenas um resumo, pois o foco da estratégia é trazê-lo para a página principal onde está hospedado o conteúdo.

4. Guie o seu Lead para a próxima etapa da jornada de compra

Se o seu visitante aceitou se tornar um Lead em troca de um e-book com informações mais detalhadas sobre o seu problema ou oportunidade, por exemplo, ele, possivelmente, estará educado e preparado para dar o próximo passo na sua jornada de compra.

Após um tempo recebendo informações que podem se tornar úteis para a sua vida pessoal e profissional, o Lead vai precisar de um novo estímulo para continuar interessado no seu produto ou serviço. Então, ofereça algo novo. Se ele fez um download de um e-book da primeira vez, talvez seja interessante disponibilizar conteúdos que aprofundem um pouco mais e os estimulem a assinar uma demo, um trial ou receberem uma amostra grátis do seu produto.

5. Leve o seu Lead ao Funil de Vendas

Como você pode perceber, a nutrição dos Leads é feita com conteúdos adaptados para cada etapa da jornada de compra em que se localiza o seu Lead. Dessa forma, você poderá ajudá-lo também a fechar o negócio. É tarefa sua como gestor da estratégia de Inbound Marketing guiá-los para o Funil de Vendas oferecendo conteúdos que mostrem as vantagens de quem já está usando seus serviços e/ou produtos. Pode ser um infográfico, um vídeo, ou outra forma que comprove a eficiência da solução que você oferece. A intenção aqui é convencê-lo a fechar o negócio com informações de dados que impactem o resultado.

Agora que você já sabe o que fazer para nutrir os seus Leads, queremos saber o que você acha. Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião ou experiência com a gente!

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