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Qual a importância de ter um calendário editorial para o seu negócio?

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calendário editorial

Publicar, engajar e vender. Esse é o resultado que todo negócio gostaria que fosse gerado a partir das suas redes sociais. Nesse sentido, ter diferentes linhas editoriais vai ajudar sua empresa!

Adotar um calendário editorial para a sua empresa ou negócio vai ajudar no alinhamento da estratégia de marketing digital e expandir o diálogo com seus seguidores.

Mas para chegar a esse entendimento, antes, é preciso voltar algumas casas nesse “jogo de tabuleiro” e entender a importância de seguir diferentes editorias nas publicações.

Fique com a gente e vamos entender como funciona um calendário editorial e como ele influencia sua empresa a engajar seguidores. Boa leitura!

Acordei, liguei o computador e já postei!

Você destrava seu smartphone, acessa o Instagram e observa o feed de postagens. Enquanto vai dedilhando a tela, se depara com boas ideias, conteúdos robustos, assuntos pontuais e fica pensando: “Como as marcas conseguem ser tão criativas?”

O fluxo de conteúdo que visualizamos nos feeds das redes sociais, muitas vezes, passa a falsa impressão de que tudo é feito de forma espontânea, automática. Acordar, tomar café da manhã e publicar um conteúdo qualquer, só para movimentar o perfil, é a pior coisa que se pode fazer para uma empresa.

Quando a mensagem não é cercada de planejamento estratégico, se gasta energia, desperdiça o tempo dos seus seguidores em um conteúdo raso, não engaja e nem altera o capital social da sua empresa.

Vale ressaltar que redes sociais são para construir relacionamentos. E, consequentemente, geram bons negócios. Relacionamentos são estruturados a médio e longo prazo. É preciso ter isso em mente quando se utiliza as redes sociais com a finalidade comercial.

Por que adotar um calendário editorial para a sua empresa?

Você lembra daquele ditado: “Quem não é visto, não é lembrado?” Nas redes sociais ele faz todo sentido! Vamos refletir sobre alguns pontos:

Compromisso com a audiência

Umas das premissas do marketing digital diz que é necessário manter um fluxo constante de conteúdo. Isso ajuda os algoritmos que regem as plataformas a entender que devem manter a entregabilidade das suas publicações.

Além disso, é importante estabelecer uma rotina com o seu público. Ou seja, eles devem saber que regularmente terá um conteúdo novo no seu canal.

Quantos posts devo publicar?

Vamos fazer um cálculo rápido para o Instagram. Se a você publicar de segunda a sexta-feira, teremos cinco posts na semana. Ou seja, 20 publicações por mês – desconsiderando os meses que tem cinco semanas. E, por fim, chegaremos a 240 postagens por ano. Isso sem falar nos Stories. É preciso fazer de três a cinco Stories diários para ser notado. Diante desse cenário vem aquela pergunta: “Você tem fôlego e criatividade para produzir todo esse conteúdo?”

É preciso ter organização e estratégia assertiva, ou todo esse trabalho não vai gerar resultado. Nem sempre volume é sinal de qualidade. Não existe certo ou errado. Existe o que funcionará para o seu negócio.

Para saber o que pode funcionar, é preciso testar! Fazer isso muitas vezes até achar o caminho mais assertivo.

Otimização de trabalho

Esse cálculo que fizemos acima considerou apenas um único formato para rede social. Cada ambiente online tem diferentes formatos dentro de si mesmo. Por exemplo, no Instagram temos um formato para feed, outro para Stories, IGTV e Reels. Todos eles têm características próprias.

Fazer uma mesma mensagem e disparar em todas as redes sociais nem sempre funciona. Cada uma das postagens precisa de um determinado ajuste para se adequar à linguagem daquele canal e obter o resultado desejado.

É nesse cenário de “aparente caos” que o calendário editorial ajuda a sua empresa. Porque ele vai otimizar os trabalhos braçais e antever oportunidades que podem ser exploradas.

O que é mapeado pelo calendário?

Além das datas pontuais que todas as empresas costumam abordar, é importante que as datas mapeadas façam sentido para o seu nicho de mercado. Por exemplo, se você comercializa um produto voltado para empresas, não faz sentido destacar uma data que dialogue com o consumidor final. Porque entendemos que quem acessa seu conteúdo são profissionais que atuam dentro das empresas interessadas no seu produto ou serviço.

Sendo assim, o que pode ser explorado?

Datas comemorativas

Existem as datas que são clichês: Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Natal e Ano Novo… Você pode pensar: “Isso todo mundo já posta!” Mas você também precisa fazer. Faz parte das boas práticas editoriais.

Uma boa estratégia é quando a data mapeada permite uma associação direta ou indireta com o seu produto. Mas não force a barra! Tentar vender um serviço numa data comemorativa pode não ser bem visto pelos seus leitores.

Datas sazonais

Essas datas destacam eventos históricos, conquistas e lutas. Elas podem ter alcance internacional ou serem específicas para um país, ou uma determinada região. É preciso ter o bom senso de saber em quais delas a sua marca vai se engajar e em quais vai se manter distante. A escolha errada pode gerar um ruído de comunicação e até desencadear uma crise nas redes sociais.

Nesse tópico, também entram as datas que comemoram a atuação de profissionais. Por exemplo, dia do professor, da secretária, do advogado, etc. E também as áreas de atuação, tais como, o dia da publicidade, do design, da gráfica, etc. Notem que há uma diferença entre o profissional que executa uma atividade e a atividade em si que é comemorada.

A cultura pop também tem espaço

Aqui podem ser explorados todos os elementos que ligam à cultura pop do seu público-alvo. Esse conteúdo tem um apelo de saudosismo e gera grande engajamento.

Nesse contexto, podemos citar o aniversário de lançamento de filmes, séries e games. Ainda nessa linha, podem ser trabalhados o lançamento de filmes no cinema; o fim e o começo da temporada de uma série televisiva ar rolex yacht master rolex calibre 2836 mens m126621 0001 hands and markers 15mm.

Aniversário de personagens emblemáticos, atores consagrados, artistas, escritores, dramaturgos, etc. Eventos e premiações, como o Oscar, Grammy, Emmy e outros, também são uma boa opção.

Os eventos esportivos, como o Super Bowl e finais de campeonatos também podem reverberar digitalmente, e levar o nome da sua empresa mais longe. Mas cuidado: não se posicione a favor de um time! Lembre-se que quando escolhemos um lado, automaticamente teremos o outro contra a gente.

O calendário editorial tem que fazer sentido para o seu negócio

Todas essas datas podem e devem estar relacionadas ao seu negócio. Agora, é preciso distribuí-las nos seus respectivos dias e elaborar a melhor estratégia de engajamento.

Não basta apenas informar sobre elas, é preciso convidar a audiência a participar. Uma boa estratégia é instigar a audiência a falar sobre aquela data, contando alguma experiência que tiveram ou a opinião sobre o fato em si.

Quando se trabalha dessa forma, o seu planejamento já começa com várias datas “demarcadas”. Ou seja, sobram poucas lacunas para serem fechadas com as editorias que você criará para o seu negócio. Isso ajuda a oxigenar as ideias e dá mais fôlego para trabalhar com mais atenção e profundidade às datas que ficarem em aberto.

Como vou pensar em todas essas datas, sozinho?

Agora que você já sabe como as postagens devem ser organizadas, vem aquele temor de não dar conta de fazer tudo sozinho. É nesse cenário que entra em cena uma agência de marketing digital como a Cria3.

Temos uma equipe de conteúdo que cuida exclusivamente disso. Profissionais altamente capacitados que fazem todo esse mapeamento, planejam as ações, testam e aprimoram uma linguagem voltada para a persona do negócio, até obter os melhores resultados.

Todo o conteúdo é planejado previamente e compartilhado com o cliente para ele opinar e ficar ciente do que será publicado no mês seguinte. Assim, ele também pode sugerir alterações e se concentrar nas promoções do seu negócio que serão adicionadas à programação de conteúdo.

Entre em contato com a gente, escolha um plano que caiba no seu orçamento e não se preocupe mais com as publicações das suas redes sociais.

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