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Porque a criação de e-books gratuitos virou uma febre nas estratégias de marketing de conteúdo?

e-books gratuitos

Quem nunca recebeu em seu e-mail ou viu em sua timeline do Facebook algum convite para baixar e-books gratuitos sobre algum assunto interessante?

Pois bem, esta prática está se transformando em uma alternativa bastante valiosa quando o assunto é despertar o interessa das pessoas e aumentar sua base de leads. Geralmente os e-books gratuitos são formados por conteúdos disponíveis na internet e trazem assuntos valiosos para quem busca informações sobre estes assuntos ou são surpreendidas ao se depararem com a oferta para baixar o material em sua timeline nas redes sociais.

Mas porque eles são tão desejados e como eles ajudam nas estratégias de marketing de conteúdo? Vamos aos fatos.

Landing Pages com e-books gratuitos

Primeiramente, pra você ter acesso aos e-books gratuitos, precisa fornecer algo em troca. Não precisa pagar nada, apenas fornecer seus dados básicos em um formulário curto e simples. Isso lhe dará o direito de baixar seu e-book gratuito. Estes formulários são exibidos em uma página de destino, conhecida como landing page. Elas servem justamente para lhe passar uma informação básica sobre o conteúdo do e-book e fazer com que você forneça seus dados para ter acesso ao download.

O lado bacana das landing pages é que as pessoas acabam não se importando em fornecer seus dados, pois o conteúdo dos e-books gratuitos é do interesse delas.

Os e-books gratuitos podem dizer em que estágio do funil o lead se encontra

Em uma estratégia de marketing digital, mais precisamente de inbound marketing, os e-books gratuitos são chamados de conteúdos ricos. Além de serem do interesse de quem está baixando, colocam a pessoa dentro de um funil de vendas onde será conduzida, gradativamente, pelas etapas de uma jornada de compra até se transformar em cliente. É nesta jornada de compra que são inseridos os gatilhos que fazem com que as pessoas passem de um estágio do funil para outro. Estes gatilhos são os acessos aos conteúdos ricos (como os e-books gratuitos) que são oferecidos para quem entra no funil e começa a percorrer esta jornada de compra.

E-books gratuitos são específicos e de leitura rápida

Como os e-books são baixados em estágios diferentes do funil de vendas por conta dos gatilhos de acesso, os conteúdos sempre irão de encontro com o grau de conhecimento do lead, como se eles complementassem, de forma mais específica, os conteúdos que o lead já leu e baixou anteriormente. Por isso, em sua maioria, as leituras são mais rápidas e os conteúdos são bem ilustrados, não necessariamente compostos apenas por textos.

E-books gratuitos podem sugerir interação

Os e-books são compostos por conteúdos bastante engajados com o que o lead procura. Por isso podem ser uma ótima fonte de aumento de visitas no seu site quando você disponibiliza links para outros conteúdos que complementam o conteúdo do e-book. Criar artigos em seu blog e disponibilizar os links de acesso no e-book, podem acelerar a condução do lead dentro da jornada de compra e transformá-lo mais rapidamente em uma oportunidade de negócios para sua empresa.

Nem sempre todo o conteúdo dos e-books gratuitos são suficiente para tirar todas as dúvidas das pessoas. Portanto, procure conduzir o texto sem perder o foco no objetivo do e-book e incentive seus leads a clicarem em outros links complementares no corpo dos textos.

É importante lembrar que estes links complementares precisam fazer sentido com o conteúdo que você está oferecendo no e-book gratuito. Usar esta estratégia para promover outra oferta irá distrair o lead e tirar a atenção dele do objetivo do e-book.

Para concluir, use seus e-books gratuitos para se comunicar com seus clientes, resolvendo alguma necessidade deles. Seja criativo, utilize imagens ou desenhos que fazem as pessoas se interessarem. Além disso, fuja o máximo que puder dos termos muito técnicos e use uma linguagem que possa ser compreendida por todos os tipos de leitores, afinal, por mais que você possa controlar o seu público-alvo, o seu e-book pode ser compartilhado e lido por pessoas que ainda não estão no seu radar.