O brasileiro tem mania de deixar tudo pra última hora, certo? E para os presentes de natal não seria diferente. As lojas ficam lotadas e com isso muitos optam pelo e-commerce para finalizar as compras. Por isso, hoje vamos falar do inbound marketing para e-commerce.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera para o Natal de 2017 um crescimento de 4,3% nas vendas. Segundo a Ebit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico, em 2016 o faturamento do período natalino para e-commerces foi de R$ 7,7 bilhões.
Interessante não é mesmo? E se você trabalha com e-commerce, ficou ansioso para começar a investir em divulgação para o sua loja virtual.
Mas antes é bom lembrar que o cliente já não é o mesmo de alguns anos atrás.
As pessoas estão mais exigentes e costumam realizar buscas em sites de pesquisas para encontrar as melhores alternativas.
E para conquistar o público é necessário estratégias de marketing digital, a fim de atrair, conquistar e reter o cliente.
Inbound Marketing
O outbound marketing ou “velho marketing”, feito com anúncios em outdoor, rádio e TV, não funciona da mesma forma para e-commerce.
Diante dessa nova realidade o marketing precisou se reinventar, para que o público fosse alcançado. E assim nasceu o novo marketing, conhecido como Inbound Marketing, que utiliza táticas baseadas em conteúdo de qualidade, direcionado para um público-alvo, utilizando técnicas de marketing digital, alimentando o possível cliente.
Pensando nisso, hoje vamos conhecer algumas funcionalidades do inbound marketing para e-commerce para alavancar as suas vendas neste natal.
Estratégias de inbound marketing para e-commerce
Ações de marketing são essenciais para o crescimento do seu negócio e utilizar o inbound marketing para e-commerce pode transformar os negócios.
Então vamos falar um pouco sobre as estratégias e como elas podem te ajudar nas vendas. Confira!
Tenha um blog
Criar um blog e conteúdos com qualidade é o primeiro passo para aumentar as suas vendas.
Produza conteúdos que vão de encontro com o que as pessoas procuram. Saiba como seu produto resolve os problemas dos consumidores e explore estes assuntos através de artigos para seu blog.
Sempre que estiver com produtos em promoção, crie conteúdos que atraiam as pessoas para o blog e insira CTA’s (call to action) levando eles para a página do produto na loja virtual.
A produção de conteúdo de qualidade atrai tráfego, converte leads e constrói um relacionamento entre a marca e seu público.
Assim, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.
Invista em SEO
Depois de produzir os conteúdos certos para o seu blog, é hora de investir em SEO para aparecer nos primeiros resultados das ferramentas de buscas. Já que toda compra online começa com buscas na internet.
No caso de um e-commerce, o SEO tem um impacto significativo.
Quanto mais usuários interessados no que você oferece, encontrarem o seu site, maior é a possibilidade de ver as taxas de vendas subirem.
Mas não se atente apenas ao blog. Trabalhe também os conteúdos das páginas dos produtos. É nelas que o cliente tomará a decisão de comprar ou não.
A dica quente aqui é prestar atenção nos títulos dos produtos, colocar palavras-chave estratégicas em cada página do site e cuidar em inserir o maior número de informações possível. Afinal, visitante com dúvidas não compra.
Não abra mão do e-mail marketing
Hoje não é preciso sair para aproveitar uma promoção, basta ver em seu e-mail uma oferta para despertar interesse e realizar seus desejos de consumo.
Utilizar o e-mail marketing é uma das principais ações do inbound marketing para e-commerce.
Porém, o email só vai funcionar se você tiver pessoas na sua lista. Por isso, lembre-se de criar estratégias para conquistar uma base de leads.
Depois de conseguir os seus contatos, com o e-mail marketing você conseguirá estreitar o relacionamento, melhorar a presença da marca na mente dos leads, reforçando as especialidades da loja e mantendo a admiração do seu cliente.
Outro ponto importante é fazer uma segmentação por interesses dos visitantes. Assim você pode enviar e-mails com o produto certo para as pessoas certas.
Além disso, você pode rastrear a vivência do visitante dentro da sua loja, verificando cada produto visitado e enviando pra ele estes produtos, oferecendo um desconto.
Monitore e analise
Trabalhando com conteúdos de qualidade, investindo em SEO e utilizando o e-mail marketing de forma assertiva, o seu e-commerce irá conquistar grandes resultados.
Mas saber como utilizar as ferramentas também é muito importante. Por isso, monitore e analise todos os seus números diariamente.
Crie planilhas para inserir seus resultados diários e mapeie estratégias que poderão otimizar o desempenho de pontos fracos do site.
Agora que você já conhece algumas estratégias do inbound marketing para e-commerce, corre que ainda dá tempo de colocar em prática para as suas vendas de natal. Solicite uma consultoria gratuita e inicie o inbound marketing na sua loja online.