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Cases de sucesso: Cria3 desenvolve ação nos 40 anos da Helioprint

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Helioprint

Propor ações inovadoras aos nossos clientes têm sido um dos objetivos da Cria3 ao longo desses 12 anos de agência. Em 2020, por ocasião dos 40 anos da Helioprint, fizemos algo que envolveu toda a equipe de colaboradores deles

A Helioprint comemorou 40 anos de fundação, em setembro de 2020. Inicialmente apenas uma revenda de papel, hoje a empresa é considerada referência em soluções para impressão e gestão de documentos. Ela oferece uma série de produtos e serviços que otimizam negócios nos mais variados ramos, por exemplo, área médica, gráfica, varejo e outsourcing de impressão.

Como forma de homenagear essa trajetória de sucesso, primeiramente pensamos em produzir dois artigos alusivos ao tema. Aprovando os artigos, a ideia era publicá-los com uma hashtag específica nas redes sociais para posterior acompanhamento.

Mas quando envolvemos toda a equipe de criação da agência, eis que mais coisas foram sendo propostas. E numa das conversas internas surgiu a seguinte ideia:

“Que tal, durante todo o mês de setembro (mês de aniversário da empresa), personalizarmos as mídias sociais da ‘Helio’? Dar uma cara nova para elas, com cards, depoimentos e vídeos dos colaboradores? Isso ajudaria a fortalecer a proposta de humanização e proximidade que a Helioprint busca passar para seu público.”

E foi assim que a ação só foi “ganhando corpo”. No final, passamos a ter na “fila de entrega”: artigos específicos, hashtag comemorativa, cards, depoimentos e vídeos, por exemplo. Além disso, criamos uma logo comemorativa e um slogan bem criativo.

Depois de estruturar tudo isso, o passo seguinte foi apresentar o plano ao cliente… e A-P-R-O-V-A-D-O!

A segunda fase do projeto, naturalmente, envolveu uma boa parte dos colaboradores da Helioprint: do financeiro ao comercial, passando pela equipe administrativa, Recursos Humanos, por exemplo.

Quebrando paradigmas

Enquanto agência, nós não imaginávamos que algo tão simples, mas de imenso significado, iria se transformar em uma atividade abraçada por toda a empresa com tanta rapidez.

Esse envolvimento ajudou a quebrar alguns paradigmas interessantes. O mais notável deles foi, sem dúvidas, a questão da produção de conteúdo – especificamente, os vídeos.

Ao invés de grandes produções, optamos por deixá-los fazer de maneira caseira, tudo bem simples, passando a mensagem que deveria ser passada: proximidade da Helioprint com o público. Inclusive, não teve roteiro! Apenas uma orientação do que deveria ser dito.

Como “menos é mais”, o resultado surpreendeu! Os vídeos foram um dos conteúdos mais acessados, mostrando a todos que, para uma mensagem conseguir engajamento, a originalidade do conteúdo é muito mais importante que roteiro, maquiagem ou edição, por exemplo.

Proatividade total

E nessa construção coletiva do que iria para o ar, a equipe Helioprint foi 10! Sendo assim, enviamos para os colaboradores a seguinte mensagem:

Figura 1: E-mail enviado aos colaboradores da Helioprint.

Helioprint 001

Fonte: Print do e-mail dos redatores.

 

E os retornos foram muito rápidos. Atendendo não apenas à solicitação, mas também demonstrando grande disposição para colaborar e até “refazer tudo” se fosse necessário.

Destacamos as mensagens da Maielem e do Neri. Veja que legal:

Figura 2: E-mail recebido pela colaboradora Maielem.

Helioprint 002

Fonte: Print do e-mail.

 

Figura 3: E-mail recebido pelo colaborador Neri.

Helioprint 003

Fonte: Print do e-mail.

 

Pesquisa

Base de todo projeto, empreendemos uma pesquisa profunda sobre a empresa. Fomos atrás de dados históricos. Falamos com funcionários, buscamos informações na web (tanto no site da empresa, quanto em sites de terceiros que a citam). Sendo assim, reunimos um bom acervo de dados. Posteriormente, eles seriam transformados em artigos e social posts, por exemplo.

Artigos para o blog da Helioprint

Com os dados em mãos, escrevemos dois textos bem legais para o blog. O primeiro contou a trajetória da empresa em si, incluindo matando a curiosidade dos leitores sobre o porquê do nome “Helioprint”. Com título #SeuHelio40anos – Na vanguarda de soluções para boas impressões!, nossos redatores mostraram as bases de uma empresa que “vive o presente, mas de olho no futuro”.

O outro artigo fez o exercício de pensar “como será a empresa” daqui em diante: 40 anos pra frente: como será o futuro da impressão digital? O texto encerra com colaboradores mostrando o orgulho que eles têm em fazer parte dessa história.

Logo e slogan comemorativos aos 40 da Helioprint

Conforme mapeado em nossos primeiros brainstormings, não poderíamos falar dos 40 anos sem, antes, criar uma logo comemorativa. Guardando referências com a atual identidade visual, e sendo usada tão somente nos materiais celebrativos, a nova logo estampou todas as mídias sociais naquele mês. Junto da logo, o slogan: “40 anos de boas impressões” – um trocadilho que tem tudo a ver com o principal produto da empresa, o outsourcing de impressão.

Personalização das mídias sociais

As 4 mídias sociais mantidas pela Helioprint foram personalizadas com uma nova capa. As postagens também ficaram de “cara nova”. Tudo para dialogar com a temática dos 40 anos.

Helioprint 004

Social Posts

As publicações, por exemplo, no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter da Helioprint também bombaram. Todos tiveram uma interação acima da média das demais postagens.

Heliprint 006

Hashtag #SeuHelio40anos

Como elemento comum que ligou artigos, social posts e todas as demais postagens da Helioprint neste período, foi criada a hashtag #SeuHelio40anos. Ou seja, uma numa brincadeira com o nome da empresa. E, também, fazendo uma conexão com uma expressão bastante comum usada pelos colaboradores ao telefone, que se identificam como #SomosTodosSeuHelio.

Case Helioprint: valeu a pena!

Vejam os depoimentos:

“A campanha de celebração dos 40 anos da Helioprint foi muito interessante e importante para o fortalecimento da marca e a contínua celebração dos importantes marcos da empresa. Envolver os colaboradores, fez toda a diferença nesta ação. Humanizou e aproximou as pessoas. Sempre que possível, vale a pena engajar as pessoas em diversas ações de MKT.”

Janaina Mackoweski Zgoda – Gerente de Recursos Humanos.

“Tudo isso só foi possível porque as pessoas […] acreditaram, e acreditam, no nosso trabalho. Meu muito obrigado a todos que ajudaram a construir essa linda história.”

Adilson de Sousa – Fundador da Helioprint.

“A ação foi bem positiva tanto internamente (com a equipe) como também com clientes. Inclusive, surgiu a ideia de fazer uma ação com depoimento ou relato de funcionário, uma ou duas vezes por mês.”

Rafael Vieira – Diretor Executivo da Helioprint.

“Além de serem nosso primeiro cliente de marketing digital, eles acreditaram em uma proposta de trabalho que era desconhecida na região. Propomos uma mudança nos processos de marketing e vendas da empresa. Criamos uma relação saudável entre estes dois departamentos. Mas o que fez a gente alcançar estes resultados e levar o nome da Helioprint para todo o Brasil foi a liberdade que sempre tivemos para criar. Essa liberdade é resultado da confiança que depositaram na gente. Eles entenderam que nosso trabalho é feito com muito profissionalismo e dedicação. Seremos sempre gratos por tudo isso.”

Edson Carlos Krug – CEO e Analista de Inbound Marketing da Cria3.

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