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3 técnicas de produção de conteúdo para o seu calendário editorial

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3 técnicas de produção de conteúdo para o seu calendário editorial

Ter boas ideias para conteúdos tem mais relação com disciplina e estratégia, do que com algum dom natural ligado à criatividade. Desenvolver uma boa metodologia ajudará você na produção de postagens!

Quando navegamos nas redes sociais nos deparamos uma rica produção de conteúdo de todos os segmentos e dos mais diferentes tipos. É nessa hora que exaltamos a criatividade alheia e muitas vezes nos julgamos incapazes de ter boas ideias na composição de um calendário editorial.

Muita calma nessa hora. Respire fundo e abra sua mente, porque vamos trazer algumas verdades: ninguém é criativo o tempo todo! Mas com técnicas de trabalho, você pode ser produtivo sempre. A tecnicidade é superior a qualquer input criativo momentâneo.

É dentro desse cenário que preparamos esse artigo, abordando os seguintes pontos:

  • Pesquisar os concorrentes;
  • Selecionar fontes de informações;
  • Criar múltiplas editorias.

Sendo assim, fique com a gente e boa leitura!

Por onde começar a pesquisa para produzir conteúdo?

Assim que você tem definido a persona do seu público-alvo é necessário mapear os concorrentes e analisar a produção de conteúdo deles. É necessário entender: o que seus concorrentes estão falando, e de que forma fazem isso. Sendo assim, esse é o primeiro ponto a ser observado, juntamente com outros dois tópicos que veremos a seguir.

Pesquisar os concorrentes

Essa é uma oportunidade de ver como empresas ou serviços, similares aos seus, e com mais tempo de mercado, estão se comportando.

Sendo assim, é importante dar aquele pente fino nas redes sociais deles. Analisar se publicam somente ofertas comerciais ou abordam assuntos pertinentes ao universo do produto elite replica watch review comercializado. Observar se os conteúdos são interligados ou é feita uma produção aleatória de postagens. Identificar quais as hashtags que estão usando e a relevância que cada uma tem na sua respectiva rede social.

E por fim, lembre de ler todos os comentários das publicações. Existe uma grande chance dos próprios seguidores da marca compartilharem suas dores e necessidades. Veja se a empresa responde os comentários, de que forma ela faz isso. Identifique qual a linguagem que ela usa.

Sendo assim, os comentários têm o mesmo peso de uma pesquisa qualitativa. Tudo isso, sem que você tenha que gastar absolutamente nada. Ou seja, somente gastará o seu tempo e atenção.

Essas informações podem servir como matéria-prima para muitas publicações do seu produto ou serviço.

Selecionar as fontes de informações

Quem trabalha com a produção de conteúdo precisa estar antenado em tudo que acontece. É nas notícias e fatos do dia a dia que encontramos, por exemplo, as peças do quebra-cabeça que precisamos montar as nossas publicações.

É muito difícil ficar por dentro de tudo que acontece no mundo, porque todos nós temos atividades cotidianas, responsabilidades profissionais e familiares. Então, como fazer isso? Tem alguns recursos simples que nos fazem ganhar tempo nesse processo.

Assinar newsletter dos principais jornais é uma boa alternativa. Ou seja, ao invés de ter que acessar vários portais de notícias, você pode recebê-las diariamente na sua caixa de e-mail.

Não existe a necessidade de ler minuciosamente cada notícia, a proposta sugerida é de ficar informado pelas manchetes. Os títulos das reportagens trazem as informações mais importantes. Se alguma delas for de relevância para a sua produção de conteúdo, aí sim, você se aprofunda no naquilo que se interessar.

E por fim, recomendamos os grupos do Telegram. Nessa rede social os grupos não têm limitações de membros, e vários veículos de comunicação já fazem essa pulverização das informações em grupos fechados. Funciona da mesma forma que a newsletter. Ou seja, você abre o grupo e passa os olhos pelas reportagens para ver se alguma vai estabelecer ligação com o seu produto ou serviço.

Tudo é uma questão de calibrar os olhos para aquilo que procuramos!

Criar múltiplas editorias

As marcas têm a possibilidade de estabelecer o diálogo com a sua base de audiência diariamente, então por que algumas delas parecem ser monossilábicas? Já viu aquele perfil que só fala de vendas? Ou que só quer empurrar os produtos? Esse comportamento é bem corriqueiro e leva a um desgaste com os seguidores.

Como, por exemplo, aquele seu amigo fanático por um time de futebol, ganhando ou perdendo ele está sempre com a camisa do time. Todas as conversas dele giram em torno do mesmo assunto. Ou seja, se tirar o time de futebol do seu repertório, aquela pessoa ficaria perdida.

Nessa sentido, é importante considerar que as redes sociais são para estabelecer relacionamentos. É através desse relacionamento que os negócios vão se concretizar.

Por isso é preciso “ter na manga” uma grande gama de editorias que vão te ajudar na produção de conteúdo. Deve ser explorado todo o universo de cada produto. Além da missão e visão da empresa. Ou seja, a forma como a marca está engajada em solucionar as dores do seu público-alvo.

Quanto mais frentes editoriais forem abertas, maior o tempo delas se repetirem no fluxo comunicacional. Essa metodologia traz, diversidade de pautas, oxigenação das temáticas e ao mesmo tempo ajuda na construção da autoridade da marca.

E se eu não conseguir fazer tudo sozinho?

A não ser que a sua empresa tenha um time de experts focados exclusivamente na produção de conteúdo, a probabilidade de várias falhas acontecerem é grande. É nesse cenário que se faz necessário a mão de obra qualificada de uma agência de marketing digital, como a Cria3.

Você deve cuidar do seu negócio, em fazer as vendas acontecerem, em alimentar os leads que a agência vai entregar na sua mão e buscar o resultado desejado.

Delegar as ações de marketing digital para uma agência vai poupar você de muita dor de cabeça. Quando cada profissional atua no seu quadrado as chances de êxito são maiores.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você. Nos vemos numa próxima oportunidade aqui no blog!

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