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O que é nutrição de leads e qual sua importância?

o que é nutrição de leads

Uma das táticas mais brilhantes utilizadas dentro da estratégia de Inbound Marketing é a chamada nutrição de leads. Essa tática é especialmente importante para pequenas empresas que estão em busca de um aumento significativo da sua taxa de conversão, mas que não podem se dar ao luxo de aumentar seu time comercial ou de investir tempo e dinheiro em técnicas de prospecção outbound.

No artigo de hoje vou explicar com detalhes o que é nutrição de leads e como inserir essa técnica dentro de sua estratégia de Inbound Marketing. Acompanhe:

O que é nutrição de leads?

A técnica da nutrição de leads veio para resolver um problema: você vê o crescimento da conversão de audiência em leads, mas tem uma baixa taxa de conversão de leads em clientes. Isso acontece porque muitos dos leads que acabam se cadastrando em seu site ou nas landing pages criadas pela sua empresa ainda estão longe do seu momento de compra ideal. Ou seja: você até consegue um grande número de leads gerados por meio das suas estratégias digitais, mas eles não realizam nenhum compra, não entram em contato com seu time comercial ou não demonstram que estão prontos para serem abordados pela sua empresa.

O que fazer nessa situação?

A nutrição de leads se baseia na estratégia de acompanhar o seu lead pelo funil de vendas, orientando-o a passar etapa por etapa da sua jornada de compra até chegar a no momento ideal de compra. Ou seja, é como se sua empresa pegasse o lead pela mão e o puxasse gentilmente, levando-o do estágio de Aprendizado para a do Reconhecimento do Problema, do Reconhecimento para o estágio da Consideração da Solução, da Consideração para a Avaliação, e dela para a Compra.

Como fazer nutrição de leads?

O primeiro passo para realizar a nutrição de leads bem feita é estudar de forma bem clara e aprofundada a Jornada de Compra do seu cliente e entender quais são suas principais dúvidas, dores e considerações em cada um dos estágios. Em seguida, é preciso criar conteúdo pertinente e relevante para seus leads adequados para cada estágio estudado. O último passo? Nutrir seu lead enviando esse conteúdo em um cronograma especificamente desenvolvido chamado de fluxo de nutrição de leads.

Ou seja, assim que um lead se cadastra em seu site, ele recebe um e-mail de boas-vindas, convidando para acessar algum material que você preparou para o estágio de Aprendizado. Após alguns dias, ele recebe um novo e-mail chamando-o para se cadastrar em um mailing especial que vai permitir que ele tenha acesso a um curso online gratuito desenvolvido por você, por exemplo, para a etapa de Reconhecimento. Após alguns dias do curso, ele recebe um ebook especialmente elaborado para a etapa da Consideração. E assim por diante, até que seu lead esteja pronto para ser abordado pelo seu time comercial e fechar a compra.

Claro que o fluxo de nutrição de leads descrito acima é apenas uma sugestão, já que é preciso criar um fluxo para cada uma das buyer personas (perfis de clientes que compram) da sua empresa.

A nutrição de leads é especialmente importante para pequenas empresas, já que têm a necessidade de otimizar suas ações de marketing digital de forma a conseguir o maior número de leads possível por real investido. Caso você ainda não se sinta pronto para criar um fluxo de nutrição de leads eficiente para a sua empresa, é importante contratar uma consultoria que tenha expertise em Inbound Marketing.

A Cria3 é especializada em estudar o Funil de Vendas da sua empresa, desde a primeira visita de um lead ao seu site, passando pelo momento em que conhece melhor sobre o seu produto ou serviço, até o ponto de efetivação da compra. Quer fazer o teste? Preencha nosso formulário de análise grátis para começar a transformar o marketing de sua empresa.

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