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Call To Action (CTA): o que são e como fazer para que funcionem

Call To Action: o que são e como fazer para que funcionem

O Call To Action é um termo bastante utilizado dentro do marketing digital. Quando uma empresa está desenvolvendo sua estratégia de Inbound Marketing, é preciso criar uma série de conteúdos com o objetivo de atrair audiência para seu site ou um de seus canais de comunicação, para de gerar leads para seu fluxo de nutrição.

Assim, é comum a criação de uma landing page com o objetivo de fazer com que os internautas assinem a sua newsletter, por exemplo, um blog post com o intuito de convencer os leitores do blog corporativo a fazerem o download de um ebook, ou mesmo uma campanha de e-mail marketing feita para que os cadastrados se inscrevam para participar de um evento que está sendo organizado pela empresa.

No entanto, se não forem bem elaborados, esses conteúdos podem não conseguir, por si só, convencer os leitores a realizarem a ação que a empresa espera deles. Por isso, um dos itens que são obrigatórios em toda a comunicação da sua empresa são os Call To Action.

No post de hoje vou explicar melhor o que são esses “chamados para a ação” e como você pode inseri-los em sua estratégia. Vamos lá?

O que é um Call To Acion (CTA)?

O Call to Action (CTA) é uma chamada curta ou um botão que é adicionado, geralmente, ao final de seus conteúdos, ou colocado estrategicamente em uma página, com o objetivo de estimular o internauta a realizar uma ação desejada. A ideia é que o leitor, após ler uma mensagem publicitária ou um conteúdo institucional, interaja com a sua empresa da forma que você planeja.

Os botões de Call To Action são amplamente utilizados nos e-commerces em geral. Muitas lojas virtuais costumam enviar para a sua base de clientes campanhas de e-mail marketing contando de alguma promoção especial. Ao final da mensagem, é utilizado um CTA com hiperlink do tipo “Clique aqui e confira quais são os produtos com desconto!” Este botão é colocado ao final do texto, que leva o leitor diretamente para a página de promoções.

Agora, vamos supor que o cliente clicou no botão e chegou até a landing page de descontos. Assim que abre o catálogo com os produtos, ele encontra vários botões CTA diferentes. Ao lado de cada produto é comum um Call To Action do tipo “adicione o produto ao carrinho agora”, ou mesmo um CTA para check out, como, por exemplo, “use o cupom de desconto finalizando sua compra aqui”.

Ou seja, eles são utilizados para chamar a atenção do visitante, despertar seu interesse e desejo pelo que você está mostrando e chama-lo para tomar a ação esperada dele.

Uso de Call to Action na estratégia de Inbound Marketing da sua empresa

Assim como no exemplo acima, em que os CTAs foram utilizados para atrair um cliente potencial e fazê-lo comprar um produto, os Call to Actions devem ser largamente utilizados por toda a sua estratégia de Inbound Marketing com o objetivo de atrair tráfego, converter audiência em leads, nutrir estes leads dentro de toda a jornada de compra e convertê-los em clientes.

Existem diversos tipos de Call to Action que podem ser trabalhados em cada etapa da sua estratégia de Inbound Marketing. Separamos abaixo alguns exemplos de CTAs que pode ser utilizados:

  • Redes sociais: chamadas de CTA para que a audiência curta suas páginas e siga os perfis oficiais de sua empresa, ou curta, comente e compartilhe os conteúdos publicados;
  • Social posts: uso de CTAs para atrair a audiência de suas redes sociais para o blog corporativo, ou acessar site / loja virtual;
  • Blog: são diversos os CTAs que podem ser utilizados ao final dos seus posts, tanto para chamar o leitor a acessar outros conteúdos relacionados ou lading pages específicas, quanto para comentar os posts ou entrar em contato com o comercial da sua empresa;
  • Lading pages: o uso de Call to Actions em landing pages é muito importante para conversão, seja para download de ebooks, assistir webinars ou se inscrever em eventos;
  • Site: CTAs são utilizados para chamar o leitor a se inscrever na newsletter, conferir promoções, usar o chat online, entrar em contato com a empresa, ir para as redes sociais, acessar o blog corporativo, entre muitas outras ações desejadas.

O Inbound Marketing é essencial para alavancar negócios e aumentar vendas, principalmente para pequenas empresas. Se esse é o caso da sua empresa, entre em contato conosco e descubra como nossos consultores podem fazer seus números crescerem!