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Mídia paga: Google Ads Vs. Facebook, por onde começar a anunciar?

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mídia paga

Todos os dias somos atingidos por anúncios nas redes sociais. Mas qual será o melhor canal para a sua empresa anunciar?

O investimento em mídia paga só vale a pena se está entregando aquilo de mais valioso para seu negócio, ou seja, tráfego, cadastros ou vendas. Muitos empresários que decidem investir sozinhos acabam não sabendo por qual plataforma começar, nem quais segmentações usar. Por isso nesse artigo vamos abordar:

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Onde investir;
  • Google Ads;
  • Facebook Business;
  • Prós e contras de cada um;
  • Pinterest: o novo mundo;
  • Dica estratégica.

Vem com a gente e boa leitura!

Qual a melhor mídia paga?

Como em investimentos financeiros, uma empresa não deve apostar todo seu ouro em somente uma ferramenta de mídia paga. E você sabe o motivo replica rolex gmt master ii rolex calibre 2836 2813 mens 116710blnr 78200 hands and markers in store?

Em primeiro lugar, se você ainda é iniciante em mídia paga, pode ser que as campanhas não saiam como o esperado. Ou seja, podem acabar não gerando os resultados desejados. Dessa forma, você terá usado toda a verba em algo que não funcionou.

Em segundo lugar, seu público-alvo não está em um só lugar! Assim como você, seu cliente usa diversas redes sociais! Ele também lê artigos, busca inspiração na internet e assiste vídeos online, por exemplo. Investir em apenas uma plataforma é usar somente uma moeda, enquanto existe uma carteira de ativos inteira à sua disposição.

Partindo desses pontos, vamos conversar um pouco sobre duas plataformas muito conhecidas (e quiçá, mais usadas) no mundo dos negócios. São elas: Google Ads e Facebook!

Google Ads

É uma das plataformas mais antigas de anúncios. E gerenciada por uma gigante da tecnologia, o Google, que conta com uma gama enorme de serviços.

É possível criar uma hierarquia completa de campanhas para gerar tráfego em diversas categorias do seu site. E ainda, gerar cadastros de leads e também usar o remarketing para venda final. A seguir veja os modelos de campanha mais usados:

Campanha Search (ou rede de pesquisa)

São os anúncios de texto que aparecem entre os quatro primeiros resultados ao buscar por um produto ou serviço no Google. Este posicionamento depende dos seguintes aspectos:

Esta opção é para públicos que já entendem a necessidade de comprar o que você está vendendo. Ou seja, buscam opções de onde e como comprar.

Campanha Display

Com certeza você já notou banners no topo de um site. Ou ainda, no meio e lateral de um artigo de blog, por exemplo. Eles também aparecem dentro de apps e sites do próprio Google ou de parceiros. Este formato é usado para gerar mais visibilidade! Ele mostra sua empresa a pessoas que possam se interessar em seu produto. Ou então para manter sua marca na cabeça dos usuários, através do remarketing.

Google Shopping

São aqueles anúncios que aparecem quando buscamos por um produto. Exibe a foto, preço, nome da loja e avaliação, por exemplo. Existe uma aba do Google só com anúncios! É como uma vitrine mesclada de diversas empresas. Este tipo de campanha serve para exibir sua marca em meio à concorrência e gerar vendas.

Facebook Business

Através desta plataforma é possível anunciar no Facebook e no Instagram. Também é possível criar uma hierarquia de anúncios completa com topo, meio e fundo de funil. A seguir veja os objetivos de campanha mais usados:

Tráfego

Com este objetivo é possível levar novas pessoas ao seu site, ou trazer de volta usuários que já visitaram. Para atrair novos públicos pode-se usar a função de “públicos por interesse”. Ou seja, desta maneira os anúncios aparecerão para usuários interessados em determinados temas. Ou ainda, direcionar para usuários semelhantes ao que você já conhece, por exemplo, semelhantes a quem visitou uma categoria have a peek at this website.

Conversão

Aqui você direciona os anúncios para usuários mais prováveis a realizar uma conversão no site. Conversões podem ser, por exemplo, um cadastro, adição ao carrinho, inscrição em um evento, finalizar o pedido, entre outros.

Mensagens

E por fim, temos as “mensagens” usadas, por exemplo, para quem deseja que mais pessoas procurem por atendimento imediato em sua empresa. Você pode usar o objetivo de campanha “mensagens” para direcionar os anúncios para usuários específicos. Nesse caso, aqueles com mais probabilidade de lhe enviar mensagens, por exemplo, no WhatsApp, Messenger ou Direct do Instagram.

Embate da mídia paga: Google X Facebook

Conforme você começar a usar essas duas plataformas, perceberá que elas têm lógicas bem diferentes. Portanto, tente pesquisar na central de ajuda de ambas. Assim como em portais de informação e vídeos de especialistas, por exemplo. E dessa forma entender qual o melhor caminho para sua empresa.

Não existe plataforma de anúncios melhor ou pior do que a outra. Existe apenas a estratégia certa para o seu negócio! Fique atento e compare os gastos e resultados em cada uma. Muitas vezes faz sentido dispor mais investimento em uma delas, por ter um custo menor em suas campanhas ou por conseguir gerar melhores resultados.

Para começar a testar, caso ainda não faça nenhum tipo de anúncio pago, pode-se criar campanhas com o mesmo objetivo (ou semelhantes) em cada plataforma. Então, faça um teste de algumas semanas! E veja qual leva aos resultados mais interessantes para o seu negócio. É importante sempre monitorar os testes para não ficarem ativos por muito tempo usando do seu investimento sem bom retorno.

Pinterest: Uma nova possibilidade

Este ano, o Pinterest trouxe ao Brasil sua própria plataforma de anúncios. A rede social tem milhões de usuários mensais que vêm buscando inspirações a alguns anos. Agora, com a entrada dos anúncios, existe uma diversidade gigante de públicos a serem impactados.

Talvez o seu tipo de produto/serviço em específico ainda não tenha uma interação grande no Pinterest. Mas é aí que entra a importância de conhecer seu público. Por exemplo, se você tem uma empresa que costuma fazer projetos em um ramo, pode fazer anúncios para interessados nessa área de atuação, não necessariamente em seu serviço.

É um mundo completamente novo! Ou seja, com uma lógica própria na plataforma. Comece testando alguns tipos de campanha para ver se vale a pena investir!

Dica bônus para mídia paga!

Por conta da atualização de sistemas operacionais, como o iOS 14, o Facebook Business sofreu algumas alterações na parte de conversões e públicos por interesse. A partir deste ano, começaram a deixar a decisão para o usuário se ele deseja compartilhar informações pessoais com aquela rede.

Até o momento somente o Facebook teve mudanças consideráveis. Mas não irá demorar muito para isto se espalhar em outras plataformas de anúncios. Nesse sentido, esteja preparado para ajustar as configurações nas contas e desembolsar mais investimento em suas campanhas!

E por fim, lembre de sempre consultar uma agência de marketing digital, como a Cria3!

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