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Entenda o que é branding e a importância disso para sua marca

O que é branding?

Branding não é apenas a marca ou o logotipo de uma empresa, mas um conjunto de práticas e técnicas. Uma visão mais aprofundada do assunto, visa esclarecer algo que muitas vezes fica como uma interrogação na mente do cliente – afinal, o que é branding?

O Branding é o mesmo que Marca?

Embora o Branding envolva a marca, não é apenas a marca em si, mas o conjunto de práticas e técnicas que tem por objetivo a construção e o fortalecimento da mesma. No contexto Branding, o nome, símbolo, desenho ou emblema que identifica uma empresa, produto ou serviço, é algo mais além da representação gráfica. Para quem produz, o Branding representa a identidade da empresa, junto com seus valores, o esforço da equipe em produzi-la, o processo que envolve até chegar ao resultado final, bem como o produto ou os serviços que são desenvolvidos com a finalidade de serem comercializados. Do ponto de vista do consumidor, ou empresa, a marca representa a sua experiência, impressões e sentimentos vividos ao longo do tempo.

O que está envolvido na construção do Branding?

O Branding não se limita apenas à construção gráfica da marca. Embora esteja envolvida a criação de um logotipo com cores e tipografia para a papelaria da empresa, para publicações, websites, anúncios, sinalização, e etc, ele visa também a coerência que deve haver entre todas as formas de comunicação da marca. A gráfica é apenas uma delas. O branding envolve um conjunto de soluções que a marca precisa para sobreviver ao mercado. Em algumas palavras, o branding envolve:

  • Detalhamento do Público-Alvo: O público-alvo são todas as pessoas ou organizações que a sua marca pretende impactar para oferecer um benefício, como um produto ou serviço. Não se limitam aos consumidores, mas também aos influenciadores, financiadores, tomadores de decisão, entre outros. Para descobrir o público-alvo de uma empresa, é preciso realizar pesquisas minuciosas e segmentar ao máximo os detalhes e características deste grupo. Somente com informações abrangentes, é possível desenvolver um trabalho de branding preciso.
  • Posicionamento da Marca: Uma das fundações do branding é montar uma estratégia que visa o posicionamento da marca. Para isso, é preciso equilibrar a parte emocional, que são as necessidades e expectativas dos consumidores, e a racional, que é a finalidade, o objetivo do negócio. Para quem vai lançar uma marca nova, será preciso posicionar a oferta de uma forma que ela seja percebida como um valor adicional a ser agregado rolex datejust de los hombres 116233sdj automatico esfera negra às ofertas que já existem.Para um bom posicionamento da marca, analise quais são as expectativas do público sobre determinado produto ou serviço da empresa. Aja como se a sua marca fosse uma pessoa. Que imagem ela deve ter? Deve ser mais “materna”? Ou mais “extrovertida”? Colocando características na marca como se fosse uma pessoa, fará os consumidores se identificarem mais com o produto ou serviço que a empresa oferece, tornando mais fácil o processo de compra.
  • Construção de uma marca Multissensorial: O Branding Sensorial é uma estratégia que pode ajudar uma empresa a se posicionar melhor no mercado. O segredo para isto, é explorar todos os sentidos dos seus clientes. Não basta apenas criar o logo, mas pensar nele como tendo aroma, textura, som e até mesmo paladar. Na maioria das vezes, a emoção é o que fala mais alto. A emoção é o que faz uma pessoa comprar um produto ou adquirir um serviço. Daí a razão das pessoas pagarem mais caro por uma roupa de marca, que tem as mesmas qualidades de outras similares. Uma marca multissensorial desperta mais pensamentos positivos e de importância. Para conseguir ser bem-sucedido nesta estratégia, a empresa deverá explorar cada contato que a marca tem com o consumidor, de forma que cada parte dela seja forte o suficiente sozinha e ao mesmo tempo, seja bem integrada que possa ser elevada a um novo patamar de posição no mercado, influenciando o consumidor na sua totalidade de sentidos. As marcas que exploram os sentidos dos clientes têm mais chances de serem eternizadas.

Se você está começando a sua empresa e precisa de uma estratégia para montar uma marca forte e duradoura, converse com profissionais que realmente levem à sério sobre branding mais do que apenas como uma representação gráfica de um logo, pois disto dependerá a durabilidade e o sucesso de sua empresa.

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