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O que verificar antes de montar uma loja online

Montar uma loja online

Você sabe quais são os processos envolvidos para montar uma loja online? Sabe quais os critérios que devem ser estabelecidos? Está por dentro dos quesitos necessários para se atuar nesse setor? Hoje separei 5 dicas quentes para ajudar você a criar uma loja online e fazer seu e-commerce decolar na internet.

Dica 1: Segurança é fundamental

Inicio falando de um dos pontos mais importantes na hora de montar uma loja online: a segurança. A grande maioria dos profissionais envolvidos com eCommerce não sabe exatamente o que é ter uma loja virtual segura. Alguns pensam que trata-se apenas de um certificado digital, outros um monitoramento eficiente de servidores ou então uma boa hospedagem.

Não existe uma regra, mas é certo que isso envolve uma série de pontos, que, basicamente, precisam assegurar que os dados dos consumidores não caiam em mãos erradas. Meu conselho é que você busque uma empresa séria e competente para cuidar disso para você. Este é um ótimo começo. Saiba quais os trabalhos que a empresa já fez, procure informações e referência relacionadas ao suporte e atendimento.

Além da segurança para o seu cliente, também é preciso se precaver e adotar medidas que protejam o seu negócio contra fraudes e oportunistas da internet. Para isso, invista em um sistema de análise de crédito que lhe permita analisar e ver o histórico de compras de cada cliente de sua loja. O F-Control é um bom exemplo de sistema para análise de crédito e você paga por consulta feita ou compra créditos antecipados. Montar uma loja online não é apenas disponibilizar produtos na internet. Você precisa se preocupar com a idoneidade de quem está comprando também.

Dica 2: Layout

Outro ponto chave para montar uma loja online é o design. Como sempre ressaltamos, a palavra design deve ser lembrada em todas as etapas do processo, e seu conceito aplicado em cada detalhe de um projeto, seja ele online ou offline. Como o foco aqui é sua loja virtual, consolide a dica pensando em aplicar uma boa imagem em cada pedacinho do negócio.

Ter um layout agradável garante o que chamamos de “ótima experiência para os usuários”. E isso não quer dizer que o site deve ser apenas bonito, mas, sobre tudo, funcional. Aqui se encaixa o tão exigido design responsivo, que nada mais é do que fazer versões de sites para que sejam abertos em diversos formatos de aparelhos, como tablets e smartphones. Um design comum não permite essa adaptação. Portanto, pense nisso na hora de montar uma loja online.

Dica 3: escolha a plataforma certa para montar uma loja online

Foi-se o tempo em que as pessoas eram convencidas de que um sistema próprio, montado do zero por um programador, era mais vantajoso. Realmente, esse tipo de projeto tem seus benefícios, mas se sua intenção é aliar facilidade a resultados, nosso conselho é que inclua seu eCommerce num programa de plataforma paga por assinatura.

Com isso você terá muito menos dor de cabeça, já que não precisará utilizar os complexos códigos abertos. Isso representa também maior economia, já que se investe apenas em planos de manutenção que contam com uma equipe especializada para lhe dar suporte.

Além do suporte, optando por uma plataforma de eCommerce paga, você terá a possibilidade de personalizar sua loja dentro do que você precisa, longe das limitações que os sistemas de código aberto oferecem. Sem contar que quando você utiliza um sistema de código aberto a infinidade de ferramentas é tão grande que você pode se perder dentro de tantas funcionalidades. Opte pelo mais simples e veja que você só tem a ganhar com isso.

Dica 4: Marketing Digital

Parece redundante dizer isto, mas toda marca precisa de marketing. No caso de uma empresa com atuação na web, cada passo dado deve ter apoio nas diretrizes do marketing digital. Quando a pergunta “O que preciso fazer para montar uma loja online?” surgir, além das dicas anteriores, responda a si mesmo: de marketing digital de verdade.

É necessário conhecer cada estratégia usada nessa área: e-mail marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, links patrocinados, etc. Se possível, faça uso de todas elas, mas sempre com planejamento e organização. Estabeleça metas e siga em frente. Contrate uma agência especializada nisso para montar suas estratégias e fazer o planejamento. O investimento é menor do que você pensa e o resultado fica com aspecto muito mais profissional.

Dica 5: Não abra mão de especialização

Como última dica, ressaltamos a importância de optar por mão de obra especializada. E isso vale tanto para quem já tem certo conhecimento sobre eCommerce e até para quem não sabe nada de sites comerciais. O segredo é poder contar com profissionais que garantam resultados nos diversos setores de uma loja virtual.

Sabemos que a ideia de “faça você mesmo” está muito presente no universo dos negócios online. Mas a “dureza” é bem maior, já que experiência e técnica não se adquirem da noite para o dia. Por isso, se for contratar, contrate especialistas para lhe ajudarem com sua loja virtual. Esse já é um bom caminho para o sucesso de sua empresa na internet.

Conclusão

Apesar de boas dicas, essas são apenas algumas das táticas que você pode aplicar na hora de montar uma loja online. Com certeza, existem muitas outras, mas estas já podem alavancar seu projeto. Pode confiar!

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