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Mudanças no Facebook: uma visão além do alcance orgânico

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Mudanças no Facebook: uma visão além do alcance orgânico

Mudar faz parte e as redes sociais são prova disso. As mudanças no Facebook são constantes e se o seu negócio depende dele, é necessário ficar atento.

Segundo o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, em junho o Facebook bateu o recorde de 2 bilhões de usuários no mundo.

Resultado esse que você como empresário não pode deixar de observar e colocar o Facebook como uma fonte de prospecção para o seu negócio.  

Afinal, uma das estratégias mais utilizadas do marketing digital sem dúvidas são as redes sociais. Mas você sabia que existem perigos de se apegar somente a elas ou a uma delas?

Um dos riscos que você está propenso a passar é pelo Facebook Explore Feed, que já está sendo testado em países como: Eslováquia, Sérvia, Bolívia, Guatemala e Camboja.

O que é o Facebook Explore Feed?

O Facebook Explore Feed é uma nova feature do Facebook que atua através de mecanismos de segmentação do seu feed de notícias, meio que dividindo sua timeline em duas abas separadas.

Em um dos feeds ficarão apenas publicações dos seus amigos e publicações impulsionadas, ou seja, aquelas que são pagas.

Já na outra aba, chamada Explore Feed, ficarão todas as publicações das fanpages que você segue e não são impulsionadas.

Isso mesmo, para que sua publicação apareça no feed de notícias de seus fãs, será necessário mais investimento. Como que se, para seu conteúdo aparecer, todas as suas publicações devem ser impulsionadas ou não aparecerão no feed principal dos seus seguidores.

Nos países citados neste artigo, onde a ferramenta já está sendo testada, os impactos já podem ser sentidos. Como por exemplo, a diminuição de curtidas, compartilhamentos e comentários nos posts.

Na Eslováquia, as 60 maiores marcas no Facebook já sentem uma queda de aproximadamente 50% nas interações.

O Facebook garante que eles não possuem planos de lançar a funcionalidade globalmente.

Você vai ficar esperando acontecer para agir?

Pare, pense e reflita como isso pode prejudicar a sua estratégia. Complicado?

Por isso, fique atento às mudanças no Facebook e se planeje antes que seja tarde de mais.

Dicas para sua empresa escapar das mudanças no Facebook

Apesar destas mudanças no Facebook, a rede social ainda é o principal canal de relacionamento entre marcas e consumidores. Além da facilidade de contato com o público alvo, quando você investe em impulsionamentos de publicações no Facebook, você aparece para mais pessoas interessadas sem que elas procurem por seu produto ou serviço. Diferente dos anúncios no Google, por exemplo, que aparecem de acordo com a busca que as pessoas fazem.

Perigos que precisam ser considerados

Quando você decide por investir somente em redes sociais, você perde um pouco o controle da situação. Já que depende de uma ferramenta de terceiros para chegar ao seu cliente.

Imagine se o um dia desses o Facebook tenha seu fim decretado? Impossível? Lembra do Orkut?

Por isso, não limite seu investimento de marketing somente em redes sociais. Atuar com marketing digital vai muito além disso. São várias estratégias que trabalham juntas para alcançarem um objetivo. As redes sociais são somente uma destas estratégias.

Lembra quando falamos da importância de sua marca ter um blog?

Agora imagine o seguinte: você cria conteúdos interessantes, com base no interesse de seu público-alvo, publica no seu blog, divulga no Facebook e impulsiona este artigo dentro do próprio Facebook para o público que você quer. Só fazendo isso você já está colocando em prática três importantes estratégias de marketing digital: conteúdo, redes sociais e mídia paga.

Pra fechar o assunto

Não estamos falando para esquecer as redes sociais, utilize elas de forma consciente. Faça com que elas sejam ligadas ao seu site, mantendo elas como um meio de interação com o seu público e não como o único canal de divulgação. Está mais do que provado que apenas publicar conteúdos nas redes sociais está gerando cada vez menos engajamento. Mas a culpa disso tudo não é da rede social, mas sim da estratégia adotada. Afinal, não existe Facebook Marketing sem Marketing.