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O Facebook marketing como estratégia digital

Facebook marketing

Utilizar as redes sociais como uma ferramenta de marketing é um excelente caminho para empresas que buscam por novos seguidores para transformá-los em clientes e evangelizadores da marca. Mas, existem outros pontos que vão além do curtir, comentar ou compartilhar.

O Facebook marketing é uma forma de ampliar e organizar este cenário tão competitivo e em constante transformação. Portanto, para conseguir entender como a mágica acontece, é preciso iniciar por um olhar mais próximo nas principais oportunidades que ele oferece e como utilizar os recurso da plataforma.

Afinal, com tantas mudanças e transformações, são poucas as pessoas que conseguem descrever, em um único artigo, tudo o que ele é capaz de fazer.

Antes do Facebook marketing, vamos falar de marketing digital

Um dos objetivos do marketing é gerar visibilidade para as marcas, despertando o interesse de interação de um determinado público-alvo. O marketing digital utiliza essa interatividade para gerar engajamento entre estas pessoas e estas marcas. Pra isso, utiliza recursos como conteúdos de blog e dentro das redes sociais. Como um dos resultados esperados, o marketing digital consegue mensurar as atividades exercidas pelos visitantes do site ou rede social da empresa, inclusive, fatores comportamentais.

Você precisa saber quem são as pessoas que visitam suas rede sociais diariamente. Não adianta querer ter um volume grande de curtidas em sua FanPage e não saber se todas estas pessoas são qualificadas ou se estão realmente a procura do seu produto ou serviço.

Ter 50, 100 mil “curtidas” não significa nada quando isso não gera engajamento. O seu custo por cada “like” adquirido ficará cada vez maior se você não souber fazer a coisa certa.

Tudo bem, tenho curtidas, mas sei o que as pessoas querem ver na minha fanpage?

Esta é outra pergunta importante a ser feita. Quando você simplesmente paga para que pessoas curtam a sua FanPage, você somente estará atraindo pessoas que irão curtir e não terá um engajamento de quem realmente busca algum assunto interessante ou queiram compartilhar algo legal que você escreveu. Você precisa se comunicar de forma que faça com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo e espalhem estes assuntos dentro de suas próprias redes sociais. Isso é o verdadeiro engajamento.

Se o volume de likes que você tem em sua página não gera engajamento, alguma coisa está errada. Porém, quando isso acontece, é fácil reconhecer o fato de que as pessoas que curtiram tem gostos, buscam coisas diferentes, têm idades e atividades muito variadas e, por conta disso, você não consegue chamar a atenção de todas ao mesmo tempo.

Isso geralmente acontece quando você se preocupou apenas em fazer volume de pessoas e não se preocupou em segmentar sua audiência. Este é um dos principais erros que uma empresa comete na hora de buscar público nas redes sociais. Antes de iniciar qualquer projeto de Facebook marketing, você precisa saber pra quem falar e o que falar. Visite alguns perfis das pessoas que curtiram sua página e veja se o que elas procuram tem relação com o seu produto ou serviço. Enumere alguns pontos que achar interessante e vá testando conteúdos diretamente ligados à estes interesses.

Like nem sempre significa engajamento

Buscar um engajamento correto é uma tarefa difícil, mas não impossível. Antes de fazer qualquer ação de marketing digital, você tem que ter em mente o marketing propriamente dito. Como vimos anteriormente, não temos como fazer marketing digital sem ter uma estratégia, sem saber qual o público alvo ou sem saber o que as pessoas querem quando procuram o seu produto ou um produto concorrente. Certamente, quando você tiver estes dados bem definidos em seu plano de Facebook marketing você vai ver que os resultados serão diferentes.

O que sugerimos neste caso, é encontrar uma empresa ou um profissional especializados que lhe prestem esta consultoria de forma capacitada e monte sua estratégia de Facebook marketing. Você verá que tudo que você tem feito não está correto e que existe uma infinidade de relatórios e ferramentas que irão medir o desempenho de sua fanpage e também começará a perceber que as pessoas estão procurando por determinados assuntos que você nem imaginava.

E onde entra o marketing de conteúdo?

Pois bem, depois que você entendeu que para montar uma estratégia de Facebook marketing vai muito além dos posts sem fundamento, já tem seu público-alvo definido, sabe quais são as informações que as pessoas buscam sobre seu produto ou serviço, mediu as necessidades deste público, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar estes conteúdos.

O Facebook tem um papel importante na questão do conteúdo, pois é a partir dele que as pessoas irão chegar até seu site, blog ou loja virtual. Por ser a maior rede social do mundo, certamente as pessoas conectadas ao Facebook têm necessidades que você pode resolver pra elas. Basta que você apareça na hora certa na timeline delas. É importante lembrar que o Facebook não vende produtos, mas sim, anuncia. A grande sacada está no que você faz quando já despertou a atenção e o interesse da pessoa no Facebook, ou seja, quando ela sai da timeline dela e segue para o seu conteúdo disponibilizado em seu site, blog, etc. Este destino é o que vai fazer com que a pessoa se interesse pelo seu produto ou serviço. Este conteúdo precisa ser atraente, verdadeiro e confiável. Pra deixar você mais craque no assunto, sugiro ler este artigo onde dou 4 dicas matadoras para anunciar no Facebook.

Depois que sua estratégia de Facebook marketing levar sua audiência para o seu site, use sua criatividade para coletar alguma informação dela como um email de contato, por exemplo. Isso lhe dará a oportunidade de iniciar um relacionamento mais próximo com este possível futuro cliente. Utilize as landing pages para criar estes formulários.

Mas lembre-se, se você não tem condições de se dedicar diariamente às análises de resultados e não tem familiaridade com as ferramentas que o Facebook marketing oferece, não tente se aventurar. Peça ajuda para profissionais capacitados para exercerem este trabalho. Afinal, fazer marketing digital utilizando o Facebook não é tarefa fácil, requer tempo, dedicação e muita análise de evolução de suas campanhas.

Gostou da ideia? Então fale com a gente para criarmos uma estratégia inteligente de marketing digital de conteúdo para sua empresa ou produto.

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