Esta mudança poderá afetar milhões de empresas que ainda não se adaptaram ao padrão de sites responsivos, que abrem em qualquer dispositivo ou computador.
Os algoritmos de busca foram alterados ontem (21/04) e, agora, as pesquisas feitas através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) irão trazer apenas resultados com sites que estão adaptados para dispositivos móveis. Estas buscas já representam cerca de 60% do volume total de pesquisas feitas nos buscadores.
Isto pode significar uma queda gigantesca nas pesquisas para milhões de pequenas empresas que irão perder audiência e, consequentemente, perderão vendas e visibilidade dos seus produtos ou serviços.
Já faz um bom tempo que o Google vem anunciando estas mudanças relacionadas a busca e até mesmo no que diz respeito ao código-fonte do site nos termos de evolução da internet e das linguagens de programação. Hoje não basta ter um visual atraente, é preciso saber como fazer seu conteúdo aparecer no site para que os buscadores reconheçam.
Por um lado, esta atitude está correta se formos levar em consideração o volume de pesquisas feitas e a complexidade na visualização dos resultados. Sites complexos, cheios de banners e propagandas, textos muito pequenos, são alguns dos exemplos que podemos citar quando se fala em acesso mobile. Geralmente as pessoas buscam informação nos seus dispositivos e não querem ser induzidas a executarem ações desnecessárias. Tirar a poluição visual em sites mobile já é fato para quem desenvolve e precisamos ser convincentes na hora de apresentarmos nossas defesas de layout para o cliente.
Sites em Flash
Os sites que forem ou foram desenvolvidos utilizando recursos do Adobe Flash, serão tirados dos resultados. Isso porque na maioria deles não se tem nenhum tipo de texto que possa indexar ou padronizar a busca. Além disso esta tecnologia não é muito bem aceita em algumas interfaces de smartphone e, principalmente, não tem compatibilidade com o IOS da Apple.
E no computador?
Aparentemente, as regras para apresentação das buscas nos computadores de mesa e notebooks não sofrerão mudanças nos algoritmos, porém, com a queda nas visualizações nos dispositivos móveis, seu site pode perder ranqueamento por não estar adequado ao mundo mobile.
Teste seu site
Neste link o Google oferece uma ferramenta para que você possa testar seu site e verificar se ele se enquadra no novo modelo de busca em smartphones.
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