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4 dicas de Facebook Marketing para utilizar agora

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Uma dúvida que alguns clientes (pra não dizer a grande maioria) me passam é em relação a qualidade quando a questão é Facebook Marketing, ou simplesmente as postagens que fazem todos os dias na fanpage de suas empresas. Falam que não dão resultado, que não engajam, que as pessoas não interagem, etc. É comum este tipo de questionamento quando a pessoa não sabe exatamente o que está fazendo em suas estratégias de Facebook Marketing e acabam tratando sua fanpage como se fosse o perfil pessoal delas, esquecendo que quem vai ver seus anúncios são potenciais clientes. Por isso crie este post com 4 dicas de Facebook marketing para utilizar agora.

Pois bem, a questão de uma fanpage ter engajamento ou não, ter interatividade ou não, depende única e exclusivamente da forma como você faz estas publicações. Primeiramente, precisamos saber com quem estamos falando. Este é o ponto inicial de tudo isso. Já falamos aqui no blog algumas vezes, mas sempre é bom lembrar que as pessoas que recebem seus anúncios nem sempre sabem quem a sua empresa é, os produtos que ela vende e o que eles tem de bom para oferecer.

Então, é importante saber como se comunicar com estas pessoas de uma maneira que faça com que seu anúncio chame a atenção delas. Por isso separei as 4 dicas matadoras que levo em conta na hora de criar campanhas de Facebook Marketing para nossos clientes.

Dicas de Facebook marketing 1: tenha um objetivo claro

Não adianta você simplesmente anunciar algo sem saber o que quer ter em troca. Você precisa se perguntar “o que eu quero com esta estratégia de Facebook Marketing?”. É através da resposta que você vai começar a criar sua publicação. Exemplos:

  • Eu quero enviar pessoas para meu site para conhecerem melhor minha empresa;
  • Eu quero que as pessoas se cadastrem em meu site para receber minhas notícias semanais;
  • Eu quero que as pessoas baixem um e-book que eu fiz sobre determinada informação interessante pra elas para que eu conquiste mais leads em meu site e aumente minha base de contatos;
  • Eu quero que as pessoas assistam meu vídeo;
  • Eu quero ter mais curtidas em minha fanpage.

Notem que em nenhuma das dicas acima eu falo em “vender” alguma coisa. Lógico que em um eCommerce as pessoas querem vender algo para fazer com que seus anúncios convertam e se paguem, porém, quando você faz uma estratégia de Facebook Marketing, você precisa entender que o Facebook não vende nada. Ele apenas leva a pessoa até seu site onde, daí sim, ela irá se decidir por comprar ou não algum produto seu. Então, seu objetivo antes de vender é levar a pessoa até seu site. Pense em uma loja física onde o primeiro objetivo da loja é fazer com que a pessoa veja a vitrine, se interesse por algum produto e entre na loja. A partir do momento que ela está dentro da loja, a vitrine fez a parte dela e agora é com você. Por isso, a vitrine precisa ser bonita, chamar a atenção e mostrar os seus melhores produtos. Na hora de anunciar no Facebook, a vitrine passa a ser o seu próprio anúncio.

Então, antes de mais nada, pense em um bom objetivo para o seu anúncio e como você fará para que as pessoas se interessem por ele.

Dicas de Facebook marketing 2: imagens são (quase) tudo

Outro fator importante dentro de uma estratégia de Facebook Marketing é saber entender como você deve apresentar as imagens no seu anúncio. O Facebook tem vários formatos de imagens que ajudam os usuários a elaborar de forma mais clara as artes dos anúncios. Para cada tipo de anúncio que você faz, existem padrões de tamanho que precisam ser levados em conta. Além disso, os textos não podem ultrapassar os 20% da área do anúncio pago, para evitar que sejam reprovados pela análise do Facebook.

Além de saber qual o tamanho de imagem indicado para cada anúncio no Facebook, você precisa escolher que tipo de imagem deve mostrar. As mais interessantes são as imagens que causam um contraste maior com o padrão azul do Facebook, com cores bem vivas, bordas grossas, etc. Imagens de rostos também ajudam no impacto visual. Se a imagem tiver relação com o que você quer anunciar no Facebook, pode colocar aquele fundo “limão aceso” que vai chamar a atenção. Acredito, isso funciona muito bem!

Dicas de Facebook marketing 3: textos e chamadas bem estruturados

Esta é minha dica de Facebook marketing preferida, pois ela envolve o conteúdo que será exibido. Objetivo traçado, imagem definida, chegou a hora de criar os textos para sua estratégia de Facebook Marketing. Nestas questões, a plataforma também tem algumas restrições quanto a quantidade de caracteres.

  • Para títulos: até 25 caracteres, portanto seja criativo e coloque nele o principal atrativo do objetivo do anúncio. Ele aparece logo abaixo da imagem de destaque do anúncio.
  • Para textos: utilize até 135 caracteres. Este texto aparece antes da imagem, logo abaixo da imagem de perfil de sua fanpage. É importante colocar uma chamada bacana para despertar o interesse da pessoa em clicar no seu anúncio. Exemplo: “Como criar anúncios fantásticos com o Facebook” ou “Fotografe como um profissional”… E por aí vai. Note que nem sempre é necessário utilizar todo o limite de caracteres. Frases curtas chamam mais a atenção e não dispersam o foco.

Ainda existe uma terceira caixa de texto que é onde você apresenta sua empresa ou produto em até 200 caracteres. Mas esta caixa não é tão recomendada para quem anuncia em mobile ou na coluna da direita do Facebook, pois este texto não é exibido nelas, apenas em desktops.

Dicas de Facebook marketing 4: Página de destino ou landing page

O anúncio chamou a atenção da pessoa, e agora? Pois é, na minha opinião, esta é a principal causa do insucesso das campanhas feitas no Facebook. Não adianta você criar um anúncio interessante e chamativo se não cuida bem do destino do visitante. Lembra que na dica número 1 eu mencionei que aqui estaria a parte que fala sobre as landing pages? Pois bem, chegou a hora de falarmos sobre elas. Temos um artigo mais completo aqui no blog que fala especificamente sobre landing pages.

Dependendo do objetivo que você definiu em sua campanha de Facebook Marketing, é muito importante prestar atenção no destino que seu visitante terá quando clicar no seu anúncio. A página de destino é quem vai fazer com que ele execute a segunda parte da ação: se cadastrar, comprar, baixar, assistir, etc. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Se seu objetivo é capturar leads e aumentar sua base para suas campanhas futuras, precisa ter um formulário para ser preenchido com os dados que precisa ter. Leia sobre leads aqui.
  • Se seu objetivo é levar a pessoa para conhecer um produto e comprá-lo, a página precisa estar repleta de informações, fotos e dados técnicos que transmitam segurança e confiabilidade para o visitante.
  • Se seu objetivo é fazer com que as pessoas assistam um vídeo, você precisa fazer um vídeo atraente, com assuntos que são do interesse delas.

Pois bem, agora você começa a perceber que o seu anúncio no Facebook não é para vender, mas sim para executar seu plano traçado no objetivo da campanha. O anúncio é a forma mais prática de criar campanhas de alto impacto e apelo visual para fazer com que as pessoas interajam com seu produto ou serviço e desperte o interesse em conhecer mais, dentro das páginas de destino. É nela que a magia da conversão do anúncio em venda acontecerá.

Como resumo de tudo isso que escrevi aqui neste artigo, quando você pensar em dicas de Facebook marketing pense em voltar neste post e ler novamente. Depois disso, saiba quem é seu público-alvo e faça análises diárias dos números que o Facebook oferece.

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