Home > Facebook > Novo design nas fanpages do Facebook

Novo design nas fanpages do Facebook

novo design das páginas do facebook para 2015

O Facebook começou a testar nos últimos dias o novo formato das FanPages (páginas) existentes na rede. A última mudança ocorreu em março de 2014 e desde lá sofreu apenas algumas adaptações e ajustes não tão visíveis (mas com um valor imenso nos resultados de engajamento) como, por exemplo, as chamadas de ação (call-to-action) ao lado do botão “curtir”. Com esta função passamos a poder colocar chamadas como “fale conosco” ou “compre agora” junto das demais chamadas padrão do Facebook.

Mas o papo hoje é a nova “cara” que o facebook está trazendo para as FanPages. Particularmente eu achei bem interessante, pois deixou a imagem de capa mais “limpa” e com propósitos mais focados na divulgação da imagem e não dos botões que vinham cobrindo ela.

O que mudou:

Abaixo relatamos as principais mudanças que a nova interface está trazendo. Achamos ela bem mais amigável.

Título da FanPage e Categorias: Tiveram uma leve diminuição no tamanho da fonte, mas nada que fique fora das questões de visibilidade. Ficou melhor, pois agora a maioria das FanPages podem utilizar apenas uma linha de texto para colocar o nome e, quem sabe, até ser um pouco maiores. Lembrando que neste título é interessante colocarmos o principal serviço da empresa, visto que pode ser bem indexado nas buscas do Google.

Imagem de Perfil: Esta sim sofreu uma redução considerável. Mas creio que não irá interferir no desempenho da página. O legal disso é que vai ficar bem mais fácil incorporar a imagem de perfil com a imagem de capa, fazendo uma mesclagem.

Menu / Navegação: Agora a barra de menu ficou alinhada para a esquerda, abaixo do perfil, não comprometendo a visibilidade das informações da imagem de capa.

Botões Curtir e Compartilhar: Também mudaram de lugar, ficando logo abaixo da imagem de capa, na mesma linha do Menu, alinhados à direita.

Chamada para ação (call-to-action/CTA): Por fim, a mudança mais interessante. Agora o o botão que faz uma chamada para alguma ação (cadastro, contato, etc) ficou maior e mais visível, colocado sobre a imagem de fundo… Isso vai proporcionar aos designers uma opção a mais para chamar a atenção para esta ação. Quem sabe até podem mesclar o botão com a imagem de capa, como feito na imagem de perfil. Creio que isso aumentará a conversão.

Em resumo, acredito que estas novidades serão bem vindas e, quem sabe, num futuro próximo iremos ver a possibilidade de colocarmos videos nas imagens de capa, o que não seria má ideia.

E você, já está com o novo layout de FanPage aplicado em sua página? Se já, mande pra gente que a gente coloca aqui neste post pra divulgar.

You may also like
loja virtual no facebook - f-commerce
5 vantagens de criar uma loja virtual no Facebook
Facebook marketing
O Facebook marketing como estratégia digital
dicas de facebook marketing
4 dicas de Facebook Marketing para utilizar agora
Facebook Marketing
Marketing Digital com o Facebook