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Escapando das fraudes na Black Friday

Fraudes na Black Friday

Comprar barato sempre foi um desejo dos consumidores no mundo inteiro. Existem pessoas que fazem de tudo pra conseguir descontos incríveis pra realizar seus desejos de consumo. A Black Friday é a principal oportunidade para fisgar este tipo de consumidor. Mas é preciso estar atento! Além dos consumidores compulsivos e loucos por ofertas, este período também é campeão em problemas para quem vende, principalmente na internet. As fraudes na Black Friday são comuns e é preciso estar atendo às ações dos consumidores que tentam levar vantagem sobre sites vulneráveis, ou com pouco conhecimento em segurança.

Por isso é importante avaliar os dois lados: o do consumidor lesado e o da loja fraudada.

A Black Friday Brasil

Segundo o site oficial, a Black Friday Brasil foi idealizada pelo Portal Busca Descontos, em 2011, sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2017 ela acontecerá no dia 24.

A ocasião é considerada o maior evento do e-commerce brasileiro. A Black Friday 2016 atingiu R$ 1,9 bilhões em vendas e promete ultrapassar esta marca em 2017, assim como vem ultrapassando desde sua criação.

O principal objetivo da Black Friday é oferecer descontos incríveis em produtos desejados como smartphones, TV’s, aparelhos eletrônicos, roupas, calçados, livros, etc. Existem lojas que oferecem descontos de até 70% em diversas linhas de produtos. Isso atrai públicos que buscam por estas oportunidades de compra o tempo inteiro.

Perigos para quem compra

Fraudes na Black FridayTodos os anos são feitas campanhas bastante agressivas tratando dos perigos para quem compra na Black Friday.

Desconfiar de sites que não são seguros é o primeiro passo para uma compra segura.

Mas os perigos vão além do site. Muitas vezes a loja virtual oferece todos os pré-requisitos exigidos pela política de vendas na internet (cadeado de segurança, check-out seguro, segurança dos dados, pagamento seguro, etc). Mas o perigo pode estar além da compra e além da estrutura do site.

Garantia de troca

O consumidor deve verificar se o site oferece opções de troca para mercadorias. Muitos sites colocam à venda os produtos encalhados no estoque, fora de fabricação, produtos de mostruário, etc. É preciso estar atento à garantia de troca, devolução e ressarcimento em casos de desistência da compra.

Estas informações precisam estar disponíveis nos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Troca do site. Disponibilize estas informações para seus compradores, colocando os detalhes na própria página do produto.

Prazo de Entrega

Uma das principais reclamações de compradores da Black Friday é o prazo de entrega.

Muitos consumidores não sabem, mas existem regras para isso, estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor, através da Lei da Entrega.

Existem sites que demoram até 46 dias para efetuar uma entrega de produto. O consumidor sabe disso e está cada vez mais atento aos prazos para não cair em frustrações. Não basta só o site ser seguro, é preciso oferecer garantias aos compradores. Quanto mais informação, menos dúvidas e mais vendas.

O consumidor tem direitos e deveres, portanto é essencial que você conheça estas regras para vender online.

Mas o assunto aqui é outro: Fraudes na Black Friday

Então vamos voltar nosso foco para a segurança de quem vende.

Os prejuízos que os e-commerces mundiais têm é assustador. Nem mesmo as grandes lojas virtuais escapam de golpes nas vendas. A revista Exame publicou um artigo com a lista das 10 fraudes mais comuns nos e-commerces em 2017, portanto não vou entrar no mérito de falar deles. O objetivo deste artigo é ajudar você a evitar estes tipos de Fraudes na Black Friday. Afinal, o período é bastante propício pra isso.

Aliás, tome estas dicas como regra para utilizar durante o ano todo.

Dica 1: sistema para análise de comprador

Assim como nas compras feitas em lojas físicas, as lojas virtuais também poder usufruir de sistemas para proteção anti-fraudes. Um bom exemplo é o F-Control. Com este tipo de ferramenta é possível avaliar dados simples do comprador como: endereço de entrega, histórico de compras na internet, volume comprado, número de compras canceladas, e até mesmo fazer um cruzamento de informações entre o número do telefone fixo e o endereço informado.

Além disso, a ferramenta possibilita aos vendedores uma análise feita por profissionais da própria empresa, que podem auxiliar o vendedor na hora da venda.

Dica 2: GateWay de Pagamento

Fraudes na Black FridayPara evitar fraudes na Black Friday 2017, tenha certeza de que seu sistema de recebimentos está funcionando perfeitamente.

Um GateWay de Pagamento precisa oferecer segurança e confiabilidade. Não é você quem controla os pagamentos, mas sim a operadora financeira que libera a compra. É através do GateWay que as informações do comprador ficam protegidas (identificação, número de cartão de crédito, etc).

Porém, a operadora não tem responsabilidades sobre a garantia da venda, apenas sobre a segurança das informações do comprador. Por isso, você precisa ter em mente que cartão de crédito não garantirá a venda segura pra você.

Um exemplo bem comum de fraudes feitas com cartão de crédito é quando o comprador realiza a compra, o pagamento é aprovado pela operadora e, quando ele recebe a fatura, liga para a operadora dizendo que não realizou esta compra. Em muitos casos, a operadora acaba devolvendo o dinheiro para o comprador, porém, ele já recebeu a mercadoria e apenas informou que não efetuou a compra.

Neste caso o prejuízo fica todo com a loja que vendeu, pois dificilmente terá seus produtos devolvidos.

Então, sempre que você optar por GateWays de pagamento sem intermediação, feitos diretamente via operadora de cartões, opte por contratar também os serviços de análise de compra mencionados na dica 1.

Dica 3: Intermediação dos recebimentos

Esta dica é para e-commerces menores, que precisam de segurança na venda, mas não têm condições (ainda) de contratarem serviços mais rígidos de segurança.

As plataformas de intermediação de vendas para lojas virtuais como PagSeguro e PayPal, são bons exemplos de garantia.

Nestes casos a garantia pelo recebimento dos valores de suas vendas é 100% oferecida por eles.

Apesar de terem taxas de cobrança maiores, ainda assim compensam pelas questões de rapidez na implantação e garantias.

Quando você faz uma venda através destas plataformas, a análise de crédito é feita pela própria plataforma, portanto, a responsabilidade por uma venda fraudulenta é toda deles, garantindo, assim, o recebimento do seu valor.

Um ponto negativo neste tipo de intermediação é que a taxa de rejeição de pedidos é mais alta. Ou seja, muitos pedidos feitos na sua loja virtual serão negados pela operadora. Mas, como mencionei anteriormente, são questões de segurança deles.

Dica 4: Estipule um limite de vendas

Fraudes na Black FridayAlém das dicas para escapar das Fraudes na Black Friday, quero te passar duas dicas relacionadas à sua estrutura como loja virtual.

Nuca venda além do que você pode entregar! Esta é a primeira dica pra você avaliar.

Tenha certeza de que seu estoque está garantido e de que suas entregas serão feitas nos prazos que mostrou em sua política de vendas. Ter controle sobre sua operação irá garantir a satisfação do seu cliente que, no futuro, certamente fará uma nova compra em sua loja.

Negocie compromissos com seus fornecedores e responsáveis pela logística. Se você utiliza o sistema de entregas dos Correios, informe o prazo máximo de envio e recebimento da mercadoria. Se possível considere colocar uns 2 ou 3 dias a mais durante o período de vendas da Black Friday.

Dica 5: Identifique quem está comprando

As fraudes na Black Friday podem ser detectadas também de forma mais braçal, porém, com bons resultados.

Vale a pena verificar alguns dados do comprador através das redes sociais. Use o Facebook e o Linkedin, por exemplo, pra identificar quais são as preferências deste comprador, comprovar a idade, verificar o e-mail de contato, verificar a cidade onde mora, parentesco, etc.

As redes sociais são grandes aliados para identificar possíveis fraudes na Black Friday. Afinal, os fraudadores podem se manifestar de forma diferente em determinados momentos.

Mas não tome isso como uma regra. A eficiência de uma análise mais profunda é o que vai garantir o sucesso de uma venda.

Bônus: Cuidado com os Boletos

Pra quem chegou até aqui na leitura, eu vou dar uma dica bônus que fala sobre os boletos.

Você sabia que existem pessoas que fraudam os boletos na hora de pagar?

Sim, isso é comum de acontecer. E já foi uma das fraudes na Black Friday mais comuns no passado. Aliás, já foi uma prática comum durante o ano inteiro.

Como um boleto pode ser fraudado e como evitar?

Existem práticas diversas. Quem conhece como é a estrutura de um boleto consegue modificar algumas informações na linha digitável dele: data de vencimento, valor, etc.

Geralmente, as plataforma de e-commerce forneciam o número do boleto igual ao número do pedido. Quando isso ocorria, o fraudador alterava o valor do boleto, efetuava o pagamento e algumas lojas identificavam o número do pedido como pago em seu sistema, liberando o envio. O erro aqui está em não verificar o valor pago.

Lógico que não existe uma certeza de que esta fraude ainda esteja ocorrendo, pois muitas plataformas de e-commerce já se blindaram, conseguindo identificar com antecipação estas ocorrências.

Mas a prevenção é a melhor solução!

A dica pra você é identificar não só o boleto pago, mas também o valor pago. Se a sua plataforma de e-commerce ainda informa o número do boleto igual ao número do pedido, certifique-se de que o valor que está sendo pago é igual ao valor do pedido feito. Só depois desta verificação é que você irá liberar o pedido.

Previna-se e faça boas vendas

Por mais que existam regras, leis e formas de identificação, parece que os fraudadores sempre estão um passo à frente da segurança, conseguindo se especializar em encontrar furos dentro das lojas virtuais. Não existe site 100% seguro ou blindado. Infelizmente os crimes na internet ocorrem diariamente, tanto pra quem vende quanto pra quem compra.

A atenção precisa ser redobrada em todos os sentidos, garantindo o menor número de pedidos perdidos.

As fraudes na Black Friday são comuns, porém, os cuidados precisam ser tomados durante o ano inteiro.

A prevenção é sua maior aliada!

Se você quer começar a se aventurar no mundo das lojas virtuais, conheça algumas outras dicas sobre alguns pontos importantes para montar uma loja virtual, que escrevi aqui no blog.