Home > Branding > Como o design pode ajudá-lo a validar uma hipótese de negócios

Como o design pode ajudá-lo a validar uma hipótese de negócios

Como o design pode ajudá-lo a validar uma hipótese de negócios

Validar uma ideia de negócios significa testá-la para descobrir sua viabilidade, se ela realmente pode se tornar um bom empreendimento com o mínimo de investimento possível de tempo e dinheiro durante o processo. Veja como o design pode ajudá-lo a validar uma hipótese de negócios.

Porque é importante validar uma hipótese de negócios

Assim como um artista transforma suas ideias em realidade através da pintura, escultura, música ou um arquiteto cria uma planta ou maquete de um prédio para criar um imóvel, uma empresa também precisa de planejamento para avançar. É preciso validar os pontos principais do negócio para saber o que irá funcionar e o que precisa de ajustes.

Validar uma hipótese de negócios proporciona muitos benefícios, como:

  • Permite testar o seu negócio: Validar uma ideia permite descobrir se ela pode se tornar um bom negócio com o mínimo de investimento antes de colocá-la em prática.
  • Permite conhecer melhor o seu negócio: Pensar sobre o seu negócio permite avaliar o que está errado ou se sua ideia precisa de modificações para funcionar. Ao validar sua ideia, você conhecerá melhor o seu empreendimento, quem são os futuros clientes e saber que soluções eles precisam.
  • Você terá a oportunidade de adaptar ou modificar a sua ideia: Fazer a validação o ajudará a conseguir identificar os pontos em que estava certo ou errado, e assim poderá adaptar a sua ideia ou modificá-la antes que o negócio se torne inviável.
  • Você irá diminuir seus riscos: Qualquer investimento envolve riscos. Ao validar sua ideia de negócio, você minimizará os riscos financeiros, de custo e os riscos psicológicos.

Como o design pode ajudá-lo a validar um negócio

Muitas organizações atualmente usam o design como forma de abordar e solucionar problemas. Veja algumas formas de validar ideias através deste método:

  • Criar protótipos: É uma forma rápida e econômica de validar ideias. Apresentar protótipos aos clientes em potencial torna possível fazer ajustes antes do desenvolvimento do produto
  • Uso de landing pages: Landing Page é uma página de aterrissagem, de entrada ou de destino. Usar landing pages é uma das melhores formas de validar o seu negócio, lançar novos produtos, ofertas e criar outras situações. Esta deve conter informações essenciais que você deseja transmitir aos seus clientes. Possui uma chamada para ação para cadastrar um email seja para fazer um download ou comprar um produto ou serviço. Para isso, ela é integrada com um software de email marketing. Para uma landing page ter sucesso, o visual e o conteúdo são decisivos. Ela deve ter um design atraente, limpo, com tamanho de fontes facilmente legíveis. O conteúdo deve ser relevante, assim o usuário ficará interessado no que você estará oferecendo.
  • Email Marketing: O email marketing é uma ferramenta bastante útil para validar uma ideia de negócio, principalmente quando combinada com o uso de landing pages. Não apenas o conteúdo deve ser bem pensado, mas o design também é decisivo. Estes devem ter um layout responsivo, compatível com dispositivos móveis, as fontes devem ser confortáveis de ler, com tamanhos entre 13pt e 22pt. Desenvolver um visual clean para o email marketing, sem tanto apelo visual que possa atrapalhar a navegação, pode ajudar bastante a validar a sua ideia de negócios.
  • Uso de Canvas: O Canvas é uma metodologia simples, que ajuda empreendedores a criar, definir ou inovar o modelo de negócio da sua empresa ou startup. Através dele, é possível enxergar todos os aspectos essenciais do negócio em apenas uma folha. Muitos constroem o Canvas através de um quadro e os preenchem com post-its. Outras vezes, ter o Canvas sempre acessível via online é o mais indicado.
  • Faça um vídeo: Outra estratégia bastante eficaz para validar uma ideia de negócio, é o uso de vídeos do seu produto ou serviço. Estes vídeos podem estar dentro de landing pages ou no seu site, pois assim permitem ao empreendedor apresentá-los, acrescentar informações e colocar uma chamada para ação (call to action). Através do vídeo você pode medir a aceitação do seu produto ou serviço. Os vídeos são eficazes quando desenvolvidos usando técnicas de storytelling, ou seja, contar uma história sobre o produto ou serviço.

Existem muitas outras formas de usar o design para validar uma ideia de negócios, tendo em vista que a cultura atual das empresas é fazer bastante uso do apelo visual. Tenha certeza, de que esta é a melhor maneira de prospectar futuros clientes, testar negócios e desenvolver sua empresa.

You may also like
Marketing nos negócios
Design para qualquer tipo de negócio
O que é branding?
Entenda o que é branding e a importância disso para sua marca