Quando você tem uma dúvida sobre um produto que está visualizando em um site, o que você faz? Envia um e-mail? Pede ajuda pra alguém? Chama o atendente na janelinha de conversa do site? Ou é abordado por um recurso de ChatBot implantado na página que você está visitando?
Todo mundo sabe o quanto a qualidade no atendimento online pode influenciar nos resultados dos negócios. Mas mesmo assim ainda existem muitas dúvidas relacionadas aos benefícios desse tipo de investimento para a empresa.
Hoje vamos falar sobre um dos instrumentos que estão se transformando em um aliado do Atendimento ao Cliente: o recurso de ChatBot.
Chat + Bot = ChatBot
Se você acompanha as novidades sobre o assunto, já deve ter lido algo sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e certamente já ouviu falar do recurso de ChatBot.
ChatBot nada mais é do que um software de comunicação automatizada. Com ele é possível a troca de informações instantâneas entre a empresa e o cliente.
Ele funciona como uma espécie de robô de chat, assistente virtual, agente virtual ou simplesmente bot.
Como o recurso de ChatBot pode ser aproveitado?
Os ChatBots interagem através de conteúdos que vão de encontro com os interesses.
Se um visitante começa a pesquisar sobre algum produto ou categoria dentro da página, estes pontos são rastreados pelos servidores. Depois, dentro de um conjunto de regras pré-definidas, começa a interagir de forma natural. O ChatBot se apresenta, faz alguns questionamentos e, conforme imitation rolex yacht master forem as respostas do visitante, ele aponta as soluções ou possíveis alternativas de resposta. Tudo de forma natural e com uma linguagem desenvolvida de acordo com os interesses da empresa que está interagindo.
Simples ou mais complexos
Os ChatBots mais básicos, trabalham através de padrões de palavras. Caso o usuário escreva algo que não foi previsto, o chatbot pede desculpas e diz que não entendeu aquele comando.
Já os mais avançados possuem Inteligência Artificial e vão aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas.
Por isso, a inteligência artificial é uma aliada importante do recurso de ChatBot, já que oferece capacidade de criar informações de dados fragmentados, tornando o atendimento mais próximo do cliente.
Ele pode ser instalado em portais e redes sociais, como o Facebook Messenger ou Telegram, dependendo do público-alvo e das necessidades da empresa.
Modelos comuns de ChatBot?
Existem diversas formas de utilizar a ferramenta, sendo vr rolex sky dweller 42mm 326135 l mens leather strap classificadas de acordo com a sua função principal. Conheça as principais:
Chatbot para SAC
A grande maioria dos consumidores prefere se comunicar por mensagens de texto.
A função principal do recurso de ChatBot para o SAC é de automatizar o atendimento ao cliente. É possível passar algumas das funções que correspondem a um alto volume de demanda do call center para o robô. Além disso, o atendimento do chatbot funciona durante 24 horas, eliminando a necessidade de permanência de pessoas para realizarem os atendimentos feitos fora do horário comercial.
Chatbot para captação de leads
O chatbot é uma excelente forma para captar, fidelizar e interagir com leads qualificados.
Quando o lead entra no site da empresa e se depara com um bot, ele começa a resolver suas dúvidas e problemas na hora. Isso evita a necessidade de ficar esperando respostas simples.
Com essa experiência positiva o lead fica curioso e começa a confiar na marca, futuramente se tornando cliente e recomendando para os outros.
Além disso, com o chatbot ainda é possível colher dados dos usuários, que podem ser utilizados para envio de conteúdos.
Nova possibilidade de relacionamento
Podemos ver o chatbot como algo além de um robô.
Hoje com os chatbots é possível inovar o atendimento ao cliente nos canais digitais.
Os chatbots abriram novas possibilidades de interagir com as pessoas e podendo ser utilizado desde a atração até o pós venda, ou seja, em todas as fases do funil.
O que achou desta ferramenta? Se ficou interessado no assunto, continue acompanhando os nossos posts.
Em breve vamos falar mais um pouco sobre a ferramenta e você ficará por dentro de tudo que precisa saber para iniciar o seu projeto.