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Entenda o que é Inbound Marketing

O que é inbound marketing

Inbound Marketing é o assunto do momento entre os profissionais de marketing e comunicação. Mas você sabe o que é Inbound Marketing?

Este novo conceito nasceu para responder às mudanças no comportamento dos consumidores, que já não são passivos e não estão mais dispostos a permitir as interrupções publicitárias das mídias tradicionais (TV, rádio e impressos em geral). O inbound marketing nasceu para dar resposta a esta nova realidade em que os clientes encontram as marcas e interagem com elas de forma consentida e sem abordagens indesejadas.

Para saber o que é Inbound Marketing antes é preciso entendê-lo melhor

Brian Halligan, um dos fundadores do HubSpot com o parceiro Dharmesh Shah e um dos seus conselheiros David Meerman Scott criaram o conceito para definir o que é inbound marketing no início dos anos 2000. Mas a base desta ideia vem das décadas de 50 e 60 anos.

Peter F. Drucker, um dos mais reconhecidos pensadores da administração moderna, afirmou que “a comercialização tem como objetivo conhecer e compreender tão bem o consumidor para que o produto atenda perfeitamente às suas necessidades”, uma ideia que mais tarde foi recuperada por Seth Godin e sintetizou o conceito de marketing de permissão, que consiste em ir além da agressão e intrusão concentrando-se em obter a permissão dos consumidores antes de prosseguir com o processo de venda.

Após a chegada da revolução tecnológica é que a definição para entendermos o que é inbound marketing começou a fazer sentido. No final do século XX e início do século XXI, esses conceitos de marketing adeliraram uma nova dimensão e, quando rolex datejust rolex calibre 2671 mingzhu engine ladies m279384rbr 0012 silver tone mother of pearl dial aplicado no mundo digital, levaram ao surgimento do inbound marketing. Essa nova técnica transforma os consumidores em protagonistas. Eles podem encontrar e interagir com empresas que oferecem serviços e produtos de que necessitam, gerando o maior valor possível para que os visitantes das páginas web se transformem em leads qualificados e, posteriormente, em clientes.

Inbound marketing X outbound marketing

Para entendermos o que é inbound marketing temos de lembrar do outbound marketing (o marketing tradicional). Quando está folheando uma revista ou vendo um programa de TV, o consumidor se depara com muitos anúncios que não lhe interessam. O que ele normalmente faz? Na TV ou no rádio, ele muda de canal na hora do intervalo, no impresso, ele vira a página e continua lendo o que realmente lhe interessa. Daí a necessidade das empresas se adaptarem ao mundo da web, onde as pessoas ignoram anúncios com apenas um clique.

Três serviços que fazem parte do Inbound Marketing

O inbound marketing é baseado em vários serviços de atração é descoberta, mas neste post vamos falar de três que fazem parte da base que dá sustentação para uma estratégia de inbound marketing: SEO, marketing de conteúdo e marketing em rEds sociais e anúncios no Google. Estes pilares trabalham de forma integrada e fazem parte de uma estratégia global, que combina todas as ações, canais e técnicas para melhorar a reputação da marca e alcançar uma maior visibilidade online. Vamos entender um pouco de cada um deles:

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e ações utilizadas para otimizar o posicionamento das páginas web nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing etc.), para que elas sejam encontradas com facilidade pelos internautas.

Um site bem posicionado tem mais chances de ser encontrado pelas pessoas no momento em que elas fazem busca sobre produtos, serviços e conteúdos educativos relacionados ao negócio.

Marketing de Conteúdo

Consumamos dizer que o conteúdo é o rei de uma estratégia de inbound marketing. O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e, em sua última etapa, dirigir o cliente até a ação de compra.

Estes conteúdos são distribuídos através de uma jornada de compra que conduz o lead até a decisão de compra do produto ou contratação de serviços. Esta jornada é elaborada com base no perfil dos clientes ideias (personas) definidos no início da estratégia.

Marketing em reles sociais e anúncios no Google

Todas as  ações que visam a criação de uma imagem para a empresa na internet, seja para campanhas publicitárias, ações de fixação de marca ou relacionamento com o cliente nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram etc.) fazem parte do marketind de mídia social.

Através dos canais nas redes sociais a divulgação da estratégia de inbound marketing é feita.O marketing dentro do Facebook, por exemplo, é uma ótima forma de gerar demanda e encontrar novos interessados em seus conteúdos.

Já os anúncios no Google Adwords são mais diretos e vão de encontro com o que as pessoas estão procurando, ou seja, os resultados são mostrados diretamente com base na palavra digitada na hora da busca. Dependendo do estágio em que seu lead se encontra dentro do funil de vendas é que as estratégias de anúncio começam a fazer sentido.

Uma boa dica para esta fase da estratégia é utilizar o Facebook e outras redes sociais para atrair novos Leads através do aprendizado, e o Google Adwords para atrair visitantes que já sabem o que querem e estão procurando respostas para suas dúvidas.

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