Os tempos são outros. Atrair, envolver e impactar o target se mostra hoje uma tarefa muito mais complexa. Não somente por que o modelo tradicional — chamado off line, do comercial de TV, do spot ou jingle no rádio, do anúncio no jornal e revista, do outdoor nas ruas — já não dá conta de envolver o público-alvo e entregar resultados de forma efetiva. Os hábitos culturais e o nível de exigência dos consumidores, consequência das possibilidades que o meio digital proporcionou, também se alteraram. As pessoas estão mais desconfiadas, conscientes dos artifícios das marcas e por isto já não entregam sua fidelidade de forma simples como em tempos passados.
A comunicação mudou. E a necessidade das marcas engajarem seus consumidores e prospects de maneira muito mais eficiente, ainda que indireta, se faz hoje repleta de desafios, considerando a quantidade de estímulos a que todos somos expostos diariamente.
A resposta a isto é o Marketing de Conteúdo. Segundo Al Ries, autor consagrado de livros sobre o assunto, “Marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes”. O Marketing Digital, surgido a partir do alcance e das possibilidades proporcionadas pela internet, e consolidado pelas ferramentas das redes sociais, usa diferentes formas de exposição e abordagens, fazendo com que as marcas aproximem-se do seu público. E o Marketing de Conteúdo, como uma disciplina ainda mais específica, tem como premissa fazer com que empresas de produtos e serviços cumpram seus objetivos — venda, branding — através da criação de conteúdo relevante e valioso, pensado para um público-alvo específico, visando seu envolvimento e, posteriormente, uma ação do cliente em relação à marca.
Importância do Marketing de Conteúdo
A maioria das empresas já percebeu a importância do Marketing de Conteúdo. Isto porque através das ferramentas usadas para promovê-lo, é possível mensurar sua efetividade. Citações, cliques, opiniões, visualizações, críticas, sugestões, fuga dos sites, elogios, entre outros, são perfeitamente rastreáveis, possibilitando a obtenção de relatórios e a imediata ou posterior mudança de rumo da estratégia.
Os números sobre o crescimento da importância do Marketing são impressionantes e divulgados em diversas pesquisas. Alguns indicativos:
- 60% dos clientes se sentem mais confiantes em relação a uma empresa ao ler conteúdo personalizado em seu site.
- 68% dos consumidores estão propensos a “gastar tempo” com a leiura de algum conteúdo de alguma marca que lhes interessa.
- 61% dos consumidores se sentem melhor com uma companhia que tem conteúdo personalizado.
- 78% dos consumidores acreditam que as empresas que produzem conteúdo para o seu público-alvo, estão interessadas em melhorar o relacionamento da marca com seus clientes e potenciais clientes.
- Blogs representam o 3º recurso digital mais influente (31%) na hora de fazer compras, atrás, apenas, de sites de varejo (56%) e de marcas (34%).
Estes números são indicativos em relação à atenção e importância que o público-alvo, cada vez mais, dá ao conteúdo. Há outros que demonstram a adesão das empresas ao Marketing de Conteúdo:
- 78% dos Diretores de Marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
- 91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo.
- Conteúdos de mídias sociais impulsionam as vendas: 67% das companhias encontram consumidores via Facebook, 61% via LinkedIn, e 53% via Twitter.
Muitas possibilidades, muitos resultados
Com todos estes indicativos, ainda é difícil entender porque muitas empresas ainda não despertaram para o Marketing de Conteúdo. Sua vastidão e possibilidades de uso são alguns dos elementos mais atrativos e interessantes.
É possível a redação de textos para internet, publicando em blogs proprietários e repercutindo-os em redes sociais como Facebook e Twitter. O e-mail marketing, ainda a mais popular entre as ferramentas, também pode ser mais do que um canal de vendas diretas, promovendo conteúdo valioso e relevante. Infográficos e apresentações, que podem usar ferramentas eficientes e gratuitas, como Slideshare para sua criação e publicação, bem como e-books, publicados através de sites como ISSUU, são capazes de incrementar ainda mais qualquer estratégia de aumento de número de leads e potencial crescimento de audiência no site da empresa proprietária. E, cada vez mais, o conteúdo compartilhado através de video vem encontrando uma grande efetividade.
Com tantas possibilidades e eficiência, o Marketing de Conteúdo é incontestavelmente uma estratégia que precisa ser adotada por empresas de todos os portes e segmentos. Com a estratégia correta, o sucesso é consequência.
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