Home > SEO > 5 dicas para melhorar o posicionamento no Google com estratégia de marketing de conteúdo

5 dicas para melhorar o posicionamento no Google com estratégia de marketing de conteúdo

melhorar o posicionamento no google

Blog corporativo no ar e primeiros conteúdos saindo do forno? Agora é a hora de manter a sua estratégia de marketing de conteúdo no prumo para alcançar as metas traçadas pela sua empresa e melhorar o posicionamento no Google. Isso só será possível com uma atenção redobrada com os conteúdos que estão sendo publicados e com as técnicas de SEO para um bom uso das palavras-chave em cada texto.

Se você está sentindo que os conteúdos da sua empresa não estão se posicionando no Google tão bem quanto era o esperado, confira as cinco dicas que separei para melhorar o seu posicionamento no Google e detectar o que pode estar acontecendo de errado. Confira!

5 dicas para melhorar o posicionamento no Google com marketing de conteúdo

1. Formule títulos criativos e curiosos que contenham a palavra-chave a ser trabalhada em cada texto

Muitas vezes é a formulação do título que pode não estar chamando a atenção do seu site no meio dos resultados de busca e, consequentemente, está trazendo baixo tráfego. Pense em formulações que chamem o leitor para sua página. Perguntas, dados, números, tente novas fórmulas.

2. Otimize as palavras-chave dentro dos textos

Destaque as palavras-chave com negrito e formule subtítulos com elas. Para melhorar o posicionamento no Google, é importante que as palavras estejam presentes no título, na descrição das imagens e na meta description, otimizando sua estratégia de marketing de conteúdo.

3. Crie um calendário editorial para sua estratégia de marketing de conteúdo

Organize uma planilha com todas as publicações que farão parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. Inclua nele assuntos que estão em alta nesse momento. Uma forma de fazer isso é buscar pelos principais tópicos que estão sendo pesquisados no Google ou causando buzz nas redes sociais e relacioná-los com o seu nicho de mercado. Também é importante ficar de olho no que as publicações, portais e sites estrangeiros do seu setor estão falando e tentar ser o primeiro site brasileiro a abordar esses assuntos. Outra pesquisa interessante é por meio da hashtags, que podem mostrar algumas tendências de assuntos ou temas que andam em alta nas redes.

Não se esqueça das datas especiais para o seu setor de atuação. Não apenas dos Dias das Mães, Pais, Namorados, Natal e Páscoa, mas do Dia do Cirurgião Dentário, do Corretor de Seguros, do Bancário, e assim por diante. Incluir na lista de datas especiais as datas comemorativas e importantes do setor. Prepare conteúdos especiais contando um pouco da história dessas datas.

4. Reavalie constantemente os conteúdos publicados no blog corporativo

É importante avaliar com frequência cada página contendo os conteúdos publicados do blog e sua performance individual. O que os conteúdos bem posicionados têm para ensinar? Pode ter sido a escolha do tema, a profundidade como foi tratado, os dados que trouxeram, seu formato (case, dicas práticas, tutorial, etc). Para os conteúdos de pior desempenho, pergunte-se como fazer para melhorar sua performance. Trabalhar melhor as palavras-chave? Mudar o título? Adicionar as palavras nos subtítulos e na descrição das imagens? Reorganizar o texto na página, criar listas, trazer mais informações e dados de fontes externas? Otimize constantemente seus posts para medir o desempenho deles.

5. Planeje sua estratégia de marketing de conteúdo de forma sólida e consistente

Um bom planejamento agiliza a estratégia de marketing de conteúdo e ajuda você a melhorar o posicionamento no Google. Além disso, não deixa o blog corporativo parado e acaba com aquela prática de escolher qualquer tema para o post da semana só porque a equipe não teve tempo de pensar em um bom assunto. Tire um dia para fazer todo o planejamento de conteúdo do mês, indicando os assuntos abordados, os dias e horários que serão publicados, quem serão os redatores responsáveis e para qual persona e etapa do funil o conteúdo será direcionado. Só assim é possível avaliar posteriormente se aquele conteúdo conseguiu atingir o público esperado e se as conversões estão indo conforme o esperado. Afinal, de nada adianta melhorar o posicionamento no Google, se sua estratégia não está conseguindo transformar audiência em clientes.

Em resumo, se você começar a perceber que sua audiência está aumentando e as métricas do site começam a ficar positivas, é sinal de que sua estratégia de marketing de conteúdo está ajudando você a melhorar o posicionamento no Google e seus temas estão engajados com o que as pessoas procuram.

A Cria3 é uma agência especializada em marketing digital e inbound marketing. Que tal fazer uma avaliação gratuita da sua estratégia de marketing de conteúdo com a gente?

You may also like
Motivos para sua empresa investir em SEO
4 motivos para investir em SEO
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing para sua empresa
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing: isso ajuda sua empresa
prepare-se para o novo marketing
Prepare-se para conhecer o novo marketing
criar landing pages
Criar landing pages de sucesso requer estes 6 detalhes importantes