Home > Facebook > Dicas para uso correto das #hashtags

Dicas para uso correto das #hashtags

uso correto das hashtag

Quando as hashtags foram criadas nos tempos gordos do Twitter, a intenção foi encontrar uma maneira de facilitar a busca pela informação, visto que o volume de posts era tão grande que quase não conseguíamos nos localizar na hora de buscar algum assunto relevante. Bom, junto com elas vieram os Trend Topics que mostravam (e ainda mostram) os assuntos mais comentados e discutidos na internet, mas isso é assunto para outro post.

Com a emancipação e crescimento das redes sociais, as hashtags foram incorporadas às outras redes sociais também. No Instagram, por exemplo, tem gente que escreve uma frase inteira usando o “jogo da velha” em todas as palavras. Chega a ser assustador.

Mas, por outro lado, a utilização das hashtags tem auxiliado empresas a enquadrar seus produtos e serviços dentro dos assuntos mais cobiçados da rede. O uso deste artifício já passou do casual para o profissional e são muitos os especialistas que trabalham a imagem de seus clientes com base nelas. Já é comum você ver marcas liderando determinados assuntos ou até mesmo criando hashtags campeãs de audiência.

Porém, o uso de forma errada deste recurso tem feito com que algumas pessoas passassem a ser conhecidas como os “reis” e “rainhas” das hashtags, de tanto que usam. Ponto positivo pra elas? Óbvio que não! Usar hashtags em tudo sem saber do que se trata é algo que não ajuda em nada o desempenho da sua publicação.

Pra facilitar a vida destes “hashtagueiros” de plantão, separamos algumas dicas para serem seguidas na hora de utilizar essa coisinha na frente das palavras. Vamos a elas:

1. Tamanho

Muita gente usa hashtags longas para expressas alguma coisa. Geralmente, se for feito no twitter, a hashtag ocupará boa parte do limite de 140 caracteres que o post precisa ter. Com isso, as pessoas não conseguem fazer retweet ou até mesmo comentar algo na hora de compartilhar a palavra. Em resumo, a hashtag será cortada e ao invés de somar pontos vai ficar no esquecimento das pessoas.

2. Multiplataforma

Como mencionei anteriormente, as hashtags nasceram no Twitter, porém, já se espalharam por todas as redes sociais. Quando for fazer uma divulgação de um produto, serviço ou marca, tente fazê-la igual em todos os canais que irá veicular, até mesmo de forma offline. Isso dará maior engajamento e visibilidade para o assunto. E quando o assunto é de interesse geral, isso irá se espalhar de forma espontânea pela rede social dos seguidores e amigos dos seguidores. A dica aqui é pensar no assunto que as pessoas mais têm comentado e tentar chegar a uma ligação dele com a sua marca/produto.

3. Pesquise antes de usar

É comum as pessoas criarem suas próprias hashtags e quando você clica nela vê somente um ou dois assuntos ligados, que foram postados, geralmente, pela mesma pessoa. Para saber se sua hashtag vai bombar, pesquise para ver o que as pessoas estão falando sobre aquele assunto e insira seu conteúdo nele. Com certeza as suas chances de aparecer na busca das pessoas será grande.

4. Cuidado com a carona

Quando falo em “pesquisar temas” não quero dizer que você deva ir no trend topics do Twitter e colocar a hashtag mais popular no seu post. Isso geralmente cria uma reação negativa por parte da audiência, pois é identificado como “carona” e sua marca acaba sendo queimada ao invés de valorizada. Pense da seguinte forma: se você vende #camisa, não anuncie #calça” ou “Se você fala de #comida, não escreva #shampoo”.

5. Abusar do uso

Não crie muitas hastags para não perder a ligação do assunto com as pessoas. Para o Twitter, não passe de duas. Se estiver usando o Instagram, abuse um pouco mais, mas jamais pense em usar as 30 que ele permite usar. Isso só vai fazer você ficar disperso na timeline das pessoas. Pense comigo: se você faz 10 posts sobre o assunto #cabelo e #maquiagem, pra que você vai pensar em usar outras hashtags pra divulgar este assunto? Seu cliente vai procurar por #cabelo e #maquiagem pra chegar até você. Por mais que você pense que colocar #biscoito vai agregar nos resultados, as pessoas que são o foco do seu anúncio continuarão sendo as que buscam por #cabelo e #maquiagem.

#SuperDica

Pra finalizar, quero deixar uma dica preciosa pra você que quer encontrar a hashtag perfeita. Que tal pensar no cotidiano das pessoas e tentar encontrar uma forma de chegar nelas por este caminho? Pense como as pessoas que consomem o seu produto ou conteúdo se comportam e imagine quais são os melhores horários que elas pegam os seus celulares pra acessar as redes sociais e tente criar algo que faça com que elas interajam com sua ação. Um bom exemplo são os horários de folga dentro do ônibus ou almoçando. Tente descobrir o que as pessoas fazem nesses momentos e crie uma hashtag pra elas. Vá testando. Um dia você consegue achar o que elas procuram e vira um sucesso.

Gostou do post? Então #comente

 

 

You may also like
loja virtual no facebook - f-commerce
5 vantagens de criar uma loja virtual no Facebook
Facebook marketing
O Facebook marketing como estratégia digital
dicas de facebook marketing
4 dicas de Facebook Marketing para utilizar agora
novo design das páginas do facebook para 2015
Novo design nas fanpages do Facebook