Home > Inbound Marketing > Conheça a metodologia do Inbound Marketing

Conheça a metodologia do Inbound Marketing

Metodologia do Inbound Marketing

Você sabia que os consumidores realizam pesquisas antes de adquirir um produto ou serviço? E que a metodologia do inbound marketing pode colocar os seus conteúdos de frente com estes potenciais clientes?

46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre um produto e/ou serviço. Mas como a sua marca pode se aproveitar dessa informação?

A gente fala constantemente sobre o Inbound Marketing para empresas, mas você sabe como ele pode mudar a comunicação do seu negócio? Então saiba como esta estratégia pode transformar a sua marca.

Outbound Marketing

Hoje em dia as pessoas estão mais exigentes e não querem mais ser incomodadas por propagandas invasivas e campanhas publicitárias que não são do interesse delas. Com isso, o Outbound Marketing ou velho marketing”, feito com anúncios em panfleto, outdoor, rádio e TV não funciona da mesma forma.

Inbound Marketing

Agora os consumidores realizam pesquisas antes de adquirir um produto ou serviço. E o marketing precisou se reinventar, para que o público seja alcançado da forma que o cliente venha até você e não que você vá até eles.

E assim nasceu o novo marketing, conhecido como Inbound Marketing, que utiliza estratégias baseadas em conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing digital, alimentando o possível cliente.

Essa é a estratégia que se baseia realmente na solução do problema e não na divulgação exagerada do seu produto.

Sendo assim, antes mesmo de dizer que você tem um bom produto, você vai se preocupar primariamente em resolver as dúvidas que o seu público tem sobre o seu nicho de mercado.

Conheça algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing

  • Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

Metodologia do inbound marketing

Para atrair o interesse do público, o Inbound Marketing possui uma metodologia inovadora. A proposta é dividida em planejamento, alcance, ação, conversão e engajamento. Vamos conhecer?

  • Planejamento: Você precisa planejar o conteúdo considerando a utilidade e conhecendo as necessidades, oferecendo uma solução.
  • Alcance: Cada vez mais, o mundo real e o virtual se misturam, por isso torne-se presente no meio digital, principalmente em redes sociais e blogs. Assim, você vai atrair as pessoas, aumentar o seu tráfego, e, claro, subir a sua taxa de conversão.
  • Ação: nesta etapa você tem a missão de atrair o público, através de notícias, e-books, white paper, infográficos, webinários, boca-a-boca, podcast, perguntas e respostas, links diretos ou referenciados, social bookmarking, fóruns, vídeos online, marketing através de comentários, e-mail marketing, seo, mídias sociais e blogs. Por meio destas ferramentas você tem a missão de ajudar a resolver problemas com dicas, informações e curiosidades. Assim você cativa  o leitor para uma possível venda futura.
  • Conversão: depois de atrair o seu lead, a missão agora é transformá-los em reais compradores. Existem algumas práticas que se complementam e são utilizadas para conseguir essas informações de contato e converter leads em vendas: Calls-To-Action, Landing Pages e outras ferramentas que o inbound marketing possui.
  • Engajamento: Agora inicia-se o relacionamento. Crie conteúdos com o objetivo de aumentar a confiança do consumidor na sua marca.

O poder da metodologia do Inbound Marketing, em números

  • 2/3 dos comerciantes dizem que o blog é importante para seu negócio;
  • 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook;
  • 57% das empresas adquiriram um cliente por meio do blog e 42% através do Twitter;
  • Companhias que utilizam blog tem 97% mais links para seus clientes;
  • 70% dos comerciantes dizem que publicam um artigo em seus blogs pelo menos uma vez por semana;
  • 92% das companhias que publicam artigos várias vezes por semana adquirem um cliente a partir do seu blog;
  • 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre um produto e/ou serviço;
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócio;

Tudo é mensurável

A grande vantagem da metodologia do inbound marketing é que tudo pode ser mensudado. Existem inúmeras métricas de avaliação que conduzem a estratégia. Elas podem ser medidas, avaliadas e modificadas em qualquer momento.

Os números podem partir de uma simples análise de visitas ao site até as complexas avaliações de atividade dos leads como: páginas visitadas, tempo de permanência, abandono de carrinho, fonte de tráfego, canais que convertem mais clientes, etc.

E você? Está convencido de que o a metodologia do Inbound Marketing pode trazer excelentes resultados para sua empresa? Quer avaliar seu posicionamento digital? Nós podemos te ajudar! Solicite uma consultoria gratuita e comece a transformar os visitantes do seu site em potenciais clientes.