Home > Inbound Marketing > Criar landing pages de sucesso requer estes 6 detalhes importantes

Criar landing pages de sucesso requer estes 6 detalhes importantes

criar landing pages

A criação de uma landing page de sucesso é uma das mais eficientes estratégias para converter os visitantes do seu site em leads, conduzindo eles até o seu funil de vendas. É comum falarmos que basta ter um conteúdo atrativo, um design inteligente e uma oferta irresistível, mas será que construir uma boa página de captura depende apenas de uma receita tão simples assim? Não! Criar landing pages requer atenção em alguns itens essenciais para que ela tenha resultados satisfatórios em sua estratégia de inbound marketing.

A receita de sucesso para uma landing page pode até ser simples, mas a execução é que fará toda a diferença. Continue lendo e confira a seguir 5 dicas imperdíveis para aumentar as suas conversões.

1. Criar landing pages para otimização do seu e-commerce

Ao planejar as estratégias de Marketing Digital para otimizar o seu e-commerce é importante entender a necessidade de trabalhar todos os estágios da jornada de compra do consumidor, desde o carrinho de compras até a hora do pagamento. Quando um cliente demonstra interesse nos produtos oferecidos no site, é essencial fazê-lo passar até o estágio final.

Para simplificar, a página onde seu produto estiver sendo exibido precisa passar o máximo de informações para que o visitante não tenha dúvidas quanto a qualidade, condição de pagamento, especificações técnicas, garantia, preço, parcelamento, etc. Todas as páginas dos produtos podem ser iguais, mas todas precisam ter conteúdos diferentes e relevantes.

É importante utilizar técnicas de SEO na página de entrada com palavras-chave completas e longas (long tail) que ajudam a direcionar o conteúdo para o público interessado.

Evite utilizar textos e chamadas iguais em todas as páginas, pois pode ser prejudicial para o desempenho de seu site nos buscadores.

2. Perceba a oportunidade no número de clientes que você perde

Existem dois potenciais de públicos para um e-commerce: os que compram e os que estão apenas olhando. Os que compram já se encantaram com as informações que estão na página do produto, porém, estes representam apenas 3% dos visitantes que estão prontos pra comprar. Os outros 97% que estão apenas olhando, são potenciais clientes que devem ser trabalhados durante a visita. Portanto, as informações que você passa pra eles é o que fará eles se decidirem por comprar ou não o seu produto.

Lembre-se sempre que criar landing pages (página de destino) para um visitante no seu site pode representar o início de relacionamento que levará até a compra, mas também pode ser a última página vista por ele. É por isso que você precisa estar atendo à otimização quando criar landing pages para seu site. Isso fará toda a diference para transformar cliques em clientes.

3. Oferecer conteúdos ricos para potencializar a captura de leads

A estratégia de oferecer eBooks é uma das que mais funcionam nas landing pages. Como se trata de um material rico em troca dos dados do visitante, ofereça algo que desperte o interesse dele e que traga respostas para as dúvidas que ele possa ter. Essa troca mostra que você não deseja apenas capturar as informações desse visitante, mas ter acesso a ele para fornecer as soluções de seus problemas.

Educar com um material rico e direcionado para cada fase da jornada de compra é a tendência de sucesso praticada pelas melhores estratégias de Marketing de Conteúdo. Com um eBook campeão você agrega valor e tem uma máquina eficiente para transformar visitantes em leads e aumentar a conversão destes leads em novas vendas.

4. Botões de Ação (call-to-action) são seus maiores aliados

Os elementos visuais também são responsáveis por uma conversão completa. Criar landing pages de sucesso requerem que cada coisa esteja sendo exibida em pontos estratégicos que chamem a atenção dos interessados. Lembre-se que o seu objetivo ao criar landig pages matadoras é converter visitantes em leads para iniciar um processo de venda.

Além das informações detalhadas que sua landing page tem, procure deixar o botão de ação, ou CTA (call-to-action), em evidência. Faça com que ele apareça sempre em pontos estratégicos. Evite usar muitos botões para que o visitante não fique em dúvida na hora de clicar. Use apenas um e passe a mensagem certa.

Pense no CTA como o elemento de destaque, já que é ele quem concluirá a conversão. O CTA pode ser estruturado em botões, uma frase ou um banner. O que importa é ser direto e contrastar essa área com destaque em relação ao resto da página.

5. Conteúdo: a sedução da sua oferta

O conteúdo é a sedução da oferta, pois o visitante ainda não tem acesso ao eBook ou outra oferta que você oferece e nem clicou no botão de ação. Como fazer esse cliente se atrair pelo que você está anunciando? Pense no conteúdo como uma estrutura tão importante quanto o próprio material que está sendo oferecido.

Faça os visitantes acreditarem na oferta com um conteúdo eficiente e claro, capaz de mostrar todo o potencial e os benefícios dessa troca. Mas lembre-se, não prometa nada que a sua oferta não possa cumprir e fique atento aos erros de português.

6. Medição de resultados: teste hoje, teste amanhã, teste sempre

Você chegou ao final das 6 dicas, mas a última e mais importante dica é: pense em criar landing pages como um ciclo que precisa de teste atrás de teste em cada um dos elementos para que você saiba o que funciona mais em seu site. Quanto mais testes, maiores serão as oportunidades para criar uma landing page e torná-la uma verdadeira máquina de conversão.

Fazer testes A/B para medir o desempenho de cada página pode parecer irrelevante, mas é a única maneira de saber se seus visitantes gostam de clicar mais em botões verdes ou nos amarelos. Ou ainda, verificar se uma foto mostrando uma pessoa utilizando seu produto vende mais do que uma foto mostrando apenas o produto.

You may also like
Erros de marketing mais comuns
7 erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas no Brasil
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing para sua empresa
Marketing digital, conteúdo e inbound marketing: isso ajuda sua empresa
prepare-se para o novo marketing
Prepare-se para conhecer o novo marketing
Você sabe o que é marketing online?
Você sabe o que é marketing online?